A chuva de granizo que caiu esta tarde na cidade de Lages surpreendeu a cidade pelo tamanho das pedras. O prefeito de Lages, Elizeu Mattos, decretou situação de calamidade pública em função do temporal de granizo que deixou destruídas residências, veículos, prédios comerciais, residenciais e instituições públicas. Segundo o prefeito, mais de 60% da cidade foi atingida.
O governador Raimundo Colombo, que é de lá, já confirmou a presença às 7h30min da manhã na cidade, onde se reúne com o prefeito, para avaliar os prejuízos e traçar planos para a recuperação. Com o estado de calamidade pública decretado, a prefeitura autorizou a compra direta de produtos que amenizem os prejuízos e protejam as famílias, sem necessidade de enfrentar a burocracia.
As aulas na rede pública municipal de ensino estão suspensas nesta terça-feira (14) devido aos estragados nas escolas e creches. Os números, neste momento, apontam para aproximadamente 30 escolas danificadas sendo, destas, quatro com o telhado totalmente destruído, segundo a secretária de Educação, Marimilia Coelho. Na quarta, Dia do Professor, já não haveria aula. Com isso, esses dois dias serão usados para reparos emergenciais, com a expectativa de que, na quinta, haja retorno às salas de aula. Os dados ainda são preliminares e devem ser muito maiores os danos na rede pública de ensino.
Este vídeo registra o granizo, e foi compartilhado por um dos ouvintes da Rádio Clube de Lages pelo WhatsApp. Em seguida, algumas fotos divulgadas pela fanpage da rádio.