Na tarde desta segunda-feira (17/7/17) a imprensa foi convidada para conhecer as instalações da Cooper Vila Nova, que possui uma área construída de 14,6 mil m², sendo 2,5 mil m² só de vendas.
Fomos recebidos por Osnildo Maçaneiro, presidente executivo da Cooper; e Hercílio Schmitt, presidente do Conselho de Administração, que apresentaram números e depois as dependências do estabelecimento que custou R$ 28 milhões. Tudo foi construído com recursos próprios e ajuda de parceiros, como por exemplo um parcelamento de nove vezes da Cassol.
São 208 vagas cobertas de estacionamento, com elevadores, esteiras rolantes, sanitários adaptados, corredores largos, vagas preferenciais no estacionamento e adequação das calçadas de entorno. Entre as novidades o autocaixa, onde o consumidor traz a cestinha com as compras, faz o pagamento utilizando cartão de débito, crédito ou de alimentação, além do retorno das sobras; embala sozinho e segue adiante. Tudo prático e rápido.
Outra novidade que irá agradar é a estação de chope, a primeira cooperativa do Estado a oferecer chope artesanal em garrafas retornáveis. Na adega, que fica próximo, muitas opções de vinhos nacionais e importados, acondicionados nas temperaturas adequadas. Outra tendência é a compra de produtos a granel.
A loja terá os setores tradicionais como açougue, frios, mercearia, eletros, bazar e hortifrutigranjeiros. Na padaria, terá um balcão de autoatendimento, onde o cooperado e cliente poderá optar por pão francês, pão d’água, pães integrais e ir direto no caixa. Além disso, o tradicional mix de produtos de confeitaria e panificação (inclusive de fabricação própria), terá a Cafeteria Sabor & Delícia, um espaço onde poderão saborear um Café Colonial, que também tem área de Wi-Fi e tomadas para carregar o celular.
As obras foram iniciadas em setembro de 2016 e a loja será aberta às 8h30min desta quinta-feira (20/7/17). É a sexta unidade da cooperativa no município, 14ª filial da rede, com previsão de faturar cerca de R$ 3 milhões. A Cooper é hoje a segunda maior cooperativa de consumo do Brasil, perdendo apenas para uma de Santo André (SP).
O Presidente do Conselho de Administração, Hercílio Schmitt, comentou com nossa equipe a sua satisfação: “Nós estamos muito felizes, porque é a realização de um sonho de anos, baseado em pesquisa e pedidos de vários cooperados das regiões da Vila Nova, Escola Agrícola, Asilo; que queriam uma Cooper mais próxima de suas casas. A viabilidade aconteceu através do leilão do Sesi que era proprietário do imóvel que compramos. Também adquirimos alguns terrenos no entorno e fizemos um belo projeto, que estará gerando 220 empregos diretos, além de uma quantidade considerável de indiretos. No total, a Cooper emprega 3 mil pessoas e somos a maior arrecadadora de ICMS em Blumenau, Indaial, Jaraguá do Sul e Rodeio. Isso significa que o município onde tem a Cooper, é partícipe do imposto para aplicar nas obras sociais e comunitárias nas cidades em que atua”.
Hoje a rede é formada por outras quatro lojas em Jaraguá do Sul (onde foi comprado mais um terreno), duas em Indaial, uma em Rodeio, além de 12 farmácias, restaurantes e centros de distribuição. Está sendo construído um novo Centro de Distribuição em Blumenau, às margens da BR-470, próximo da Santa Clara Veículos, que terá 18 mil m² de área construída, para dar suporte a toda rede. Também pode surgir outra unidade no bairro Itoupava Norte, onde foi adquirido um terreno. Em Timbó, as obras de uma nova cooperativa devem começar no ano que vem.