Timbó (SC) marca o início e o fim do Circuito Vale Europeu de Cicloturismo, um percurso sinalizado com mais de 350 km de extensão e que passa por nove municípios. Segundo dados da prefeitura, mais de 5,2 mil cicloturistas por ano contemplam as paisagens do trajeto.
No dia 23 de agosto, Timbó recebeu o título de Capital Nacional do Cicloturismo, através da Lei nº14.659/23, com indicação do senador Esperidião Amin (PP-SC) e relatoria da deputada federal Julia Zanatta (PL-SC). Para comemorar a nomeação, no dia seguinte, 1.253 estudantes da rede municipal formaram uma bicicleta humana. A ação foi registrada com drone e logo chamou a atenção da imprensa.
O roteiro compreende sete dias de pedal passando por paisagens com belas cachoeiras e montanhas. Além disso, é a oportunidade de conhecer de perto a arquitetura e a gastronomia do Vale do Itajaí com forte influência da colonização alemã e italiana.
“O cicloturismo é um valioso impulsionador econômico. Enquanto ciclistas exploram o roteiro, a demanda por hospedagem local cresce, estimulando pousadas e hotéis a prosperar. A gastronomia é impulsionada com os visitantes. A eles cabe a difícil tarefa de desfrutar o melhor dos cafés, restaurantes e cervejarias artesanais do município”, explica a Secretaria de Turismo, Cintia Kaestner Kopsch.
O prefeito Jorge Krüger também comemora. “Ficamos imensamente felizes com o reconhecimento que o título de Capital Nacional do Cicloturismo trouxe a Timbó. Estamos preparados para receber cicloturistas do Brasil e do Mundo e compartilhar as maravilhas de nossa cidade. Temos investido forte nessa economia limpa que é o Turismo, gerador de emprego e renda. Por isso, melhoramos de forma contínua a infraestrutura do município, para tornar essa experiência de pedalar em nossa região cada vez mais inesquecível”.