A semana começou com novidades na disputa presidencial de 2022, depois que João Doria (PSDB) anunciou a desistência de sua pré-candidatura. O anúncio foi transmitido ao vivo às 12h desta terça-feira (23/05/22), resultado do descontentamento da cúpula do PSDB e de partidos da terceira via em relação ao nome do o ex-governador.
Em seu discurso, Dória lembrou da trajetória política do pai que sofreu perseguição e precisou sair do país durante um período da ditadura militar. Descreveu também como, com muito esforço, obteve o sucesso no mundo dos negócios.
Destacou o fato de ter vencido as prévias do partido para ser o pré-candidato, e apesar da decepção com as resistências internas, acredita em um projeto maior para o país. Em novembro do ano passado, ele derrotou nas prévias o ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.
“Para as eleições deste ano me retiro da disputa com o coração ferido, mas com a alma leve”, disse Doria. A decisão do tucano é anunciada um dia antes de a executiva do PSDB se reunir para definir como o partido se posicionará na disputa presidencial de outubro, que provavelmente deve apoiar a senadora Simone Tebet (MDB). O presidente do PSDB, Bruno Araújo, estava presente na reunião e também acompanhou o pronunciamento do ex-governador.
Confira o vídeo em que anuncia a desistência: