Na tarde desta quarta-feira (21/02/24), o programa “Assuntos Top, bate-papo no Cyberespaço”, apresentado por Claus Jensen, entrevistou duas advogadas voluntárias que participam do projeto “OAB por Elas”, em Blumenau. A proposta tem como objetivo oferecer apoio às mulheres de baixa renda vítimas de violência, mas também abrange adolescentes, crianças e idosos.
A iniciativa da OAB Blumenau orienta sobre as medidas necessárias para sua plena recuperação e reintegração social, incluindo o acesso a serviços psicológicos, jurídicos e de assistência social.
O suporte jurídico das beneficiadas pelo projeto será reforçado pela atuação da Defensoria Pública em eventuais processos judiciais. Além disso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEMUDES desempenha papel crucial no acolhimento e suporte dessas mulheres, assegurando um acompanhamento integral.
Os atendimentos, a cargo das advogadas voluntárias, ocorrem na Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI), localizada na Rua Dr. Sapelt, nº 45, no bairro Victor Konder, na região Central do município. O serviço é prestado todas as segundas-feiras, das 9h às 17h.
Para garantir a qualidade e a efetividade do serviço, as advogadas participantes serão capacitadas por meio de cursos que detalham o escopo e a natureza do atendimento prestado, sublinhando o caráter voluntário da ação e seu foco no suporte jurídico-social, em detrimento da litigância.
Confira a entrevista com as advogadas, Dra. Denise Aparecida Braz da Luz, Presidente da Comissão “OAB por Elas”, e Dra. Márcia Correia dos Santos Kirsten, Vice-Presidente da iniciativa.