Blumenau tem a primeira Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep). A nova sede onde os alunos poderão desenvolver as suas atividades foi apresentada na manhã desta segunda-feira (13/02/23) para a imprensa, autoridades municipais e demais convidados.
A pasta é comandada por Giselle Chirolli, criadora do projeto Paradesporto, que já destacou o município em competições nacionais e até internacionais. Entre as competências da nova secretaria estão articular os vários segmentos da comunidade com vistas à observância das normas e princípios previstos pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência, organizar e desenvolver programas paradesportivos de rendimento, lazer e prevenção e combate a doenças.
A partir de agora, as atividades esportivas de rendimento e as políticas de inclusão também são agregadas à nova secretaria. Já o programa Paradesporto Escolar, que é feito no contraturno, permanece com a Secretaria de Educação (Semed).
A sede da secretaria fica localizada na Rua Boaventura Amorim, nº 16, no bairro Itoupava Norte, atrás do Guarani Esporte Clube. O local sediava a academia Long Life, que continua em atividade nas unidades das ruas 4° de Fevereiro e Paris.
Blumenau ainda precisa avançar muito na questão de inclusão e o poder público ser mais eficiente na fiscalização. Quem é cadeirante sabe da dificuldade de andar nas calçadas e principalmente acessar a rua.
Muitos estabelecimentos têm banheiros que se dizem inclusivos, mas mal há espaço para manobrar uma cadeira de rodas. Apenas um dos três shoppings atende a lei que obriga a oferta de pelo menos uma cadeira motorizada. O prefeito Mário Hildebrandt disse na entrevista deste vídeo que todos os novos imóveis são voltados à acessibilidade, uma norma que não é nova.
Giselle Chirolli é uma pessoa comprometida com a causa do deficiente e é a grande esperança de quem se locomove com dificuldade. Ela não pode fazer milagres, mas às vezes chega perto disso. Sua aproximação da política mostrou que é através dessa via que virão mudanças.