Uma cena impressionante e triste chamou a atenção nas redes sociais nesta quinta-feira (1/12/22) em consequência das fortes chuvas. Alguns bovinos são arrastados pela força da correnteza do Rio Tijucas em São João Batista (SC).
A população do município enfrenta uma das maiores enchentes da sua história com o nível do rio próximo de 8 metros acima do nível normal. As equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e de voluntários procuram atender ao grande número de ocorrências.
Os desafios já começam pela dificuldade de deslocamento por causa das diversas áreas inundadas. A prefeitura pediu apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, mas por enquanto a recomendação é que as pessoas permaneçam em um local seguro e somente se desloquem em caso de extrema necessidade até que as condições climáticas melhorem.
A Secretaria Municipal de Assistência Social de São João Batista pede donativos para atender as famílias abrigadas em situação de emergência no Centro Municipal de Convivência do Idoso.
São necessários, principalmente, colchões, roupas de cama, alimentos, fraldas e itens de higiene pessoal. Caso alguém tenha possibilidade de colaborar, os donativos podem ser deixados diretamente no local, que fica situado na rua do Sesc (próximo à Rodoviária e ao Centro Eventos).
No local, neste momento, 35 famílias estão sendo atendidas, sendo que algumas delas contam com crianças deficientes e gestantes. Foi aberto um novo abrigo no Centro (Escola Prefeito Sinézio Octatiano Dadam), e outros nos bairros Carmelo (Escola Maria das Dores Cipriani) e Rio do Braço (Capela de São Luiz Gonzaga) e Cardoso (Escola Catarina Deschamps Steffen).