Até o dia 15 de dezembro (2024), das 10h às 20h, o Shopping Park Europeu, em Blumenau, recebe a Feirinha Fio da Vida. No local, é possível encontrar artesanatos natalinos feitos por pessoas que enfrentam doenças pulmonares graves, como asma, hipertensão pulmonar e fibrose pulmonar.
O espaço, localizado no 2º piso (em frente ao coworking e à Spell 26), oferece guirlandas decoradas, toalhas de crochê, chaveiros criativos e enfeites temáticos que carregam não só beleza, mas também histórias de superação.
A iniciativa começou quando a médica pneumologista Marina Andrade Lima, do Hospital do Pulmão de Blumenau, ouviu o desabafo de uma paciente que, devido à falta de ar provocada pela doença, sentia-se incapaz de realizar tarefas do dia a dia. Durante a conversa, a paciente mencionou seu amor pelo crochê, uma habilidade aprendida ainda na infância, em um orfanato na cidade de Rio do Sul.
A ideia tomou forma e uniu outras pacientes e cuidadoras com talento para o artesanato, formando o grupo Fio da Vida, que hoje abrange as cidades de Taió, Imbuia, Ituporanga, Laurentino, Joinville, Santa Terezinha, Jaraguá do Sul, Piçarras, Florianópolis e Palhoça. Algumas participantes são familiares de vítimas das doenças, que tiveram que parar de trabalhar para cuidar delas.
Na feirinha, além de levar para casa peças feitas com muito carinho, o público ajuda pessoas que transformaram seu talento em uma forma de sustento. É uma oportunidade de fazer o bem enquanto escolhe enfeites exclusivos para o Natal.
No domingo (1/12/24), conversamos com Adriano Detz, que participa do grupo, e sua esposa, Juliane Peres Cavalheiro, no espaço da feirinha. Eles destacaram como o projeto tem sido importante para quem enfrenta desafios diários, criando uma rede de apoio e novas oportunidades de renda.
Se você ainda não garantiu seus enfeites natalinos, vale a pena passar por lá e conferir de perto! Para acompanhar o trabalho da entidade seguí-la no Instagram: @fiodavida_