Vídeo: Exército celebra Dia Mundial de Proteção à Floresta com plantio de árvores em Blumenau

A data marcou também os quase 80 dias da Operação Taquari II, que apoiou o Rio Grande do Sul durante a catástrofe climática.

Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]

Um terreno na Vila Militar, localizada na frente do 23° Batalhão de Infantaria em Blumenau, marcou o Dia Mundial de Proteção à Floresta, celebrado nesta quarta-feira (17/07/24). Uma solenidade que reuniu o portal OBlumenauense, NDTV, Blog do Jaime, militares e convidados registrou o plantio de árvores nativas.

O ato simbolizou o retorno à normalidade nas atividades diárias das Organizações Militares do Comando Militar do Sul. Foi promovido pelos batalhões e quartéis que participaram do Comando Conjunto da Operação Taquari II, envolvidos nas atividades de reconstrução do Rio Grande do Sul. O nome faz menção ao principal rio do vale atingido pelas enchentes que devastaram o estado.

Foram quase 80 dias de operações que mobilizaram diversas entidades, além de forças de segurança pública de todo o país. Em Blumenau, a meta é plantar cerca de 600 mudas de diferentes espécies como jabuticaba, ipê amarelo, graviola, figueira, cerejinha-do-rio-grande e ingá-feijão.

Além das árvores plantadas na área do 23° BI, outras foram colocadas em terra fértil na Escola EBM Adelaide Starke, no bairro Itoupava Norte. As crianças simbolizam o espírito de semear e colher bons frutos.

Uma das pessoas que plantou uma dessas mudas foi Marlise Cardoso Jensen, responsável pelas coberturas externas do portal OBlumenauense. Esse ipê amarelo se soma às mais de 18 mil mudas em cidades dos três estados da região Sul do país.

O evento foi coordenado pelo Major Ricardo Fabiano Lucion, Subcomandante do 23° BI, que concedeu uma entrevista. Uma das figuras sempre presentes nos eventos militares é a Dra. Mariazinha, como é conhecida Maria Cecília de Souza, presidente da Associação dos Amigos do 23° BI (SAB 23).

O ato contou com Marcelo Schossland, da Associação dos Oficiais da Reserva do Exército (AORE), o 3° Sargento Honorário Walter Masson, do Grupo de Veteranos da Polícia do Exército do Brasil (GPEB), e Campregher, da Associação dos Veteranos do 23° BI.

Agradecemos a Jaime Batista da Silva por sua parceria na gravação da entrevista realizada por Marlise. Somos parceiros de longa data, um ajudando o outro. Confira o vídeo com duas entrevistas e fotos do evento.