Apesar de uma produção ainda modesta, Yuri Santos, com grande experiência no mercado cervejeiro, apostou na produção de dois produtos bem diferentes. Segundo Santos, a Honning Hidroméis e Sidras foi a primeira hidromelaria de Blumenau.
O hidromel, uma bebida alcoólica muito apreciada pelos Vikings e durante a idade medieval, é uma das mais antigas produzidas pelo ser humano. A receita básica consiste somente em água, mel e leveduras.
A evidência mais antiga de um fermentável alcoólico produzido na China, foi durante o período neolítico, há 9 mil anos, feita à base de mel, arroz e o fruto de um espinheiro. Os povos da América Pré-Colombiana também produziam hidromel, tanto os maias quanto os povos indígenas brasileiros. Em ambos os casos, relatados pelos jesuítas, o mel utilizado era de abelhas nativas, as chamadas Meliponinis, uma subfamília das apidae.
A expectativa desse pequeno empreendedor é apostar em um mercado que tem grande potencial de crescimento, até porque o consumo do hidromel ainda é modesto, em relação a cerveja e o vinho. Aliás, o sabor, lembra muito um vinho feito de mel.
Já a sidra, um conhecido espumante alcoólico, tem tudo para ser o carro chefe da Honning, localizada na divisa entre os bairros Itoupava Norte e Fortaleza, em Blumenau. Experimentamos os dois tipos de bebidas produzidas no local e ainda tivemos o privilégio de conhecer o lançamento: a sidra de framboesa.
A primeira sidra lançada foi a Applebz Rosé, um fermentado de suco de maçãs Fugi e Gala, que leva adição de morango e flor de hibisco. Um sabor intenso de morango e dulçor equilibrado com a acidez das frutas.
Quem quiser experimentar os produtos, pode visitar a Feira Municipal, próxima ao Parque Vila Germânica aos sábados. O contato com pode ser via Instagram.
Confira a entrevista de Yuri Santos, gravada pela Marlise Cardoso Jensen, em parceria com o Luiz Carlos Zimmermann.