Os moradores de São João do Itaperiú, no Norte de Santa Catarina, passaram por momentos assustadores depois das 15h deste domingo (2602/23), quando começou um temporal que durou cerca de 10 minutos. Quando acharam que o pior já tinha passado, por volta das 16h, uma rajada de vento estimada em 75 km/h derrubou árvores, casas, placas e destelhou construções.
A prefeitura precisou cancelar as aulas para realizar os reparos na rede municipal de ensino. Quem passou pela SC-350 e estradas próximas teve que desviar de árvores e vegetação na pista. Placas e parte de coberturas também obstruíram vias públicas.
Uma imagem triste foi ver a Igreja Matriz São João Batista muito afetada. A construção, inaugurada como capela em 1916 e reconstruída em 1945, estava destelhada, com vários bancos atingidos pela estrutura do teto, sem contar a ação da água na madeira devido à chuva que entrou.
Ainda não é possível prever o tamanho do prejuízo da cidade com população de 3.759 habitantes (estimativa IBGE 2020) que faz divisa com os municípios de Guaramirim, Barra Velha e Luiz Alves. Até o momento, não houve registro de feridos.