Um projeto incrível transforma resíduos têxteis em mantas produzidas com a técnica “patchwork”, beneficiando 15 instituições em Pomerode, Blumenau e região. O Clube dos Anjos é um grupo composto por 23 mulheres que, há mais de um ano, se reúnem em um espaço na Igreja da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Testo Central, em Pomerode.
A empresa Karsten empresta as máquinas de costura e fornece os tecidos que as dedicadas voluntárias transformam em produtos caprichados. Desde o início do projeto Clube dos Anjos, aproximadamente 900 kg de retalhos foram reutilizados, todos costurados e totalmente doados.
Segundo Marcos Paulo Dahlke, gerente de Manufatura da Karsten, esse projeto é uma grande corrente do bem, pois promove a inclusão social das voluntárias, que são em sua maioria mulheres aposentadas pela Karsten. “Ele estimula o voluntariado na comunidade e contribui para a preservação do meio ambiente, pois toda a matéria-prima usada na fabricação das mantas é proveniente das sobras do processo produtivo, além de beneficiar pessoas em situação de vulnerabilidade social da cidade e região. Ficamos muito felizes em ver o engajamento de todos os envolvidos nesse projeto, que é inspirador e tem muito amor.”
Desde seu início, o trabalho das mulheres, que doam seu tempo e talento, já ajudou mais de 800 pessoas em hospitais, creches, casas de repouso, entre outras entidades. Marlise Cardoso Jensen, do Blumenauense, visitou o espaço e conversou com Letícia Tribess Volkmann, que coordena o projeto.
Fomos acompanhar nosso o amigo Jaime Batista da Silva, que além de gravar a sua matéria, ajudou a Marlise, e vice-versa.