Vídeo: confira imagens aéreas do deslizamento na BR-376, em Guaratuba (PR)

O Corpo de Bombeiros Voluntários também mandou equipes, equipamentos e veículos para apoiar as buscas.

Uma grande mobilização das forças de segurança de Santa Catarina apóia o trabalho de resgate às vítimas do deslizamento no Km 669 da BR-376, em Guaratuba, no Litoral do Paraná. Os Bombeiros Militares e Voluntários enviaram forças tarefas, com experiência e preparo para atuar em grandes tragédias, como Brumadinho (MG) e Petrópolis (RJ).

Foto: Corpo de Bombeiros Militares de SC

A tragédia aconteceu pouco depois das 19h desta segunda-feira (28/11/22) e as primeiras imagens que chegavam nas redes sociais impressionavam. O risco dos profissionais envolvidos no resgate é grande por causa do solo enxarcado e da chuva que ainda persiste.

Foto: Corpo de Bombeiros Militares de SC

As primeiras imagens oficiais mostram apenas um pouco da tragédia que ainda não tem um número oficial de vítimas e veículos envolvidos. O que se sabe por enquanto, é que 10 carros e 5 caminhões foram arrastados pela força da lama, mas podem ter mais. Um corpo foi encontrado, mas não há informações básicas sobre a vítima, como o sexo e estimativa de faixa etária.

Foto: Corpo de Bombeiros Militares de SC

Uma força tarefa dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina permanece no posto de comando montado pela Arteris Litoral Sul, concessionária que administra as rodovias BR-101/SC e BR-376/PR. Ela é coordenada pelo comandante estadual, Evandro Vinotti, do quartel de Indaial (SC). São 32 bombeiros com apoio de oito ambulâncias e dois caminhões das corporações de Araquari, Indaial, Ilhota, Barra Velha, Guaramirim e Lontras.

Foto: Corpo de Bombeiros Voluntários de SC

O objetivo é auxiliar no resgate de vítimas e na desobstrução da rodovia. A corporação de Joinville levou 12 especialistas em salvamento vertical e resgate veicular, além de duas ambulâncias tripuladas por médicos e enfermeiros voluntários, totalizando 20 bombeiros.

No vídeo é possível as primeiras imagens divulgadas pelos Militares e ver a grande mobilização de veículos dos Voluntários.

Foto: Corpo de Bombeiros Militares de SC