Uma grande mobilização das forças de segurança de Santa Catarina apóia o trabalho de resgate às vítimas do deslizamento no Km 669 da BR-376, em Guaratuba, no Litoral do Paraná. Os Bombeiros Militares e Voluntários enviaram forças tarefas, com experiência e preparo para atuar em grandes tragédias, como Brumadinho (MG) e Petrópolis (RJ).
A tragédia aconteceu pouco depois das 19h desta segunda-feira (28/11/22) e as primeiras imagens que chegavam nas redes sociais impressionavam. O risco dos profissionais envolvidos no resgate é grande por causa do solo enxarcado e da chuva que ainda persiste.
As primeiras imagens oficiais mostram apenas um pouco da tragédia que ainda não tem um número oficial de vítimas e veículos envolvidos. O que se sabe por enquanto, é que 10 carros e 5 caminhões foram arrastados pela força da lama, mas podem ter mais. Um corpo foi encontrado, mas não há informações básicas sobre a vítima, como o sexo e estimativa de faixa etária.
Uma força tarefa dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina permanece no posto de comando montado pela Arteris Litoral Sul, concessionária que administra as rodovias BR-101/SC e BR-376/PR. Ela é coordenada pelo comandante estadual, Evandro Vinotti, do quartel de Indaial (SC). São 32 bombeiros com apoio de oito ambulâncias e dois caminhões das corporações de Araquari, Indaial, Ilhota, Barra Velha, Guaramirim e Lontras.
O objetivo é auxiliar no resgate de vítimas e na desobstrução da rodovia. A corporação de Joinville levou 12 especialistas em salvamento vertical e resgate veicular, além de duas ambulâncias tripuladas por médicos e enfermeiros voluntários, totalizando 20 bombeiros.
No vídeo é possível as primeiras imagens divulgadas pelos Militares e ver a grande mobilização de veículos dos Voluntários.