Após seis anos de procura, Inamnar Aparecida Vieira veio para Blumenau na última semana para reencontrar a irmã que estava internada no Hospital Santo Antônio. A familiar, que é moradora em situação de rua, já tinha recebido diversos atendimentos das equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes).
Segundo Inamnar, a irmã sofre de esquizofrenia, uma doença que mescla momentos de lucidez com outros em que perde o contato com a realidade. Em um momento de distração, ela disse que ia sair um momento e desde então sumiu. Nas rodovias ela pegava carona até finalmente chegar em Blumenau.
A equipe da SEMUDES já tinha tentado abordá-la outras vezes sem sucesso, até que conseguiu interná-la no Hospital Santo Antônio onde recebeu tratamento. Na sexta-feira (3/02/23), Inamnar levou-a de volta à Barretos, no interior de São Paulo.
“Graças a Deus ela foi abordada, conseguiram pegá-la, levar para um hospital e fazer o tratamento, que por sinal, está dando um bom resultado”, comenta Inamnar.
Usuária passou por 109 atendimentos
Desde junho de 2021 a usuária passou por 109 atendimentos na Semudes entre Abordagem Social, Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) e abrigo. Em nenhum dos atendimentos ela comentava sobre a sua origem até que, recentemente, durante uma internação no Hospital Santo Antônio, ela revelou e manifestou o desejo de reencontrar a família.
A partir daí, uma assistente social do Centro POP começou uma busca e localizou Inamnar que prontamente se disponibilizou a vir para Blumenau reencontrar a irmã. “Agora a gente vai cuidar e agradecer a Deus pelo fato de ter reencontrado, conseguido alguém que ajudou ela nesse processo todo e dar continuidade ao tratamento,” explica Inamnar.
Trabalho conjunto
O diretor de Políticas sobre Drogas e Reintegração Social, Marciano Tribess, conta que foi o trabalho em rede que conseguiu fazer o convencimento da usuária. A Abordagem Social acionou o Samu e a Polícia Militar para atendimento em conjunto e a equipe a levou para o Hospital Santo Antônio em que ficou internada para tratamento.
“O trabalho com a pessoa em situação de rua é bastante árduo, o resultado é sempre a longo prazo. Quando a gente tem uma história de sucesso e consegue tirar a pessoa da situação de rua e voltar para a sua casa é uma sensação de satisfação em poder fazer esse reencontro “, reflete Tribess.
Serviços para população em situação de rua
Blumenau atua com três serviços voltados para o atendimento da população em situação de rua, são eles: Abordagem Social, Abrigo Municipal de Blumenau (Amblu) e Centro POP. Somente Abordagem Social e Centro POP somaram em 2022 mais de 13.700 atendimentos, com uma média mensal de aproximadamente 1.140 atendimentos.
Com informações de Anna Clara Uliano, da SECOM/BNU.