A tradicional reunião do Rotary Flores do Ipê, que acontece todas as segundas-feiras, foi diferente neste dia 28 de março (2022). O grupo formado por mulheres apoiou o lançamento do livro infantil “A bordadeira de sonhos” da autora Tânia Maria da Silva com ilustrações de Cristiano Lopes de Sousa.
O texto foi escrito durante a pandemia, como descreveu a escritora, professora e mestre em educação na entrevista realizada por Marlise Cardoso Jensen. A autora, também é idealizadora do projeto Contadores de Histórias de Blumenau, realizou palestras, ministrou cursos na área de literatura infantil, entre outros destaques em sua carreira.
Tânia disse que mora sozinha e tentou bordar como uma forma de ocupar o tempo durante a pandemia. Mas não é algo que tinha familiaridade, afinal a mestre em educação sempre teve uma vida cultural e voltada ao ensino.
Após bordar por horas, no outro dia, insatisfeita com o resultado, desmanchou e iniciou o trabalho novamente. Ela escrevia o nome da neta e palavras positivas, como amor, solidariedade, entre outras. Como toda a população mundial, ela também sonhava com o fim dessa pandemia e nesse encontro de ideias surgiu a proposta da “bordadeira de sonhos”.
A história retrata a relação entre a avó Marizete e a neta Firozete, que vai registrando em bordados os sonhos, aspirações, aventuras e amizades da menina. O livro foi publicado pela Editora AmoLer com apoio das empresas Victon Contabilidade e Master Prime Assessoria e Investimentos Imobiliários.
Confira a entrevista: