Nesta terça-feira (4/04/23), a Câmara de Vereadores aprovou em segunda votação o projeto de autoria do vereador Fernando Mantau (PSDB) que permite parcerias público-privadas para a instalação de totens de sacolas biodegradáveis para o recolhimento de dejetos de animais pelos seus tutores. A proposta tem como objetivo oferecer um serviço sem custo para os cofres públicos e com espaço para publicidade do patrocinador/marca nos totens.
Durante a apresentação do projeto, o vereador Fernando Mantau destacou o crescente número de pessoas que possuem animais de estimação e passeiam com eles na cidade. Segundo ele, a iniciativa visa facilitar o recolhimento das fezes dos animais pelos proprietários durante os passeios. A empresa responsável pela instalação dos totens será responsável por manter os equipamentos abastecidos com sacos plásticos biodegradáveis e, em contrapartida, poderá utilizar o espaço para publicidade.
O vereador Bruno Cunha (Cidadania) parabenizou o colega pela iniciativa e lembrou que já havia apresentado uma indicação sobre o assunto em 2017, mas sem retorno do Executivo. Ele apoia o projeto e espera que, agora em forma de lei, o poder público possa atender a essa demanda. A proposta ainda precisa passar por votação em redação final na Câmara antes de ser encaminhada para a sanção do prefeito.