Vereador Mário Hildebrandt (PSD) é eleito Presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau

Vereador Mário Hildebrandt
Vereador Mário Hildebrandt
Vereador Mário Hildebrandt

Na noite desta quinta-feira (11), Blumenau conheceu o novo presidente da Câmara de Vereadores. A chapa 1, composta pelo vereador Mário Hildebrandt (PSD) como presidente, Marcos da Rosa (DEM) vice-presidente;  Celio Dias (PR) Primeiro Secretário e Marco Antônio Wanrowsky (PSDB) como Segundo Secretário venceu por 10 votos contra 5, da Chapa 2. Como corregedor ficará Antonio Veneza de Souza (PSD) e como corregedor substituto Cezar Cim (PP).

Camara-Vereadores-eleicao-2014_02

Mas a sessão foi tumultuada e chegou a ficar suspensa por 20min, depois que o vereador Ivan Naatz (PDT) entrou com um pedido de impugnação contra a candidatura de Célio Dias (PR), se baseando na Lei da Ficha Limpa. Segundo Naatz, a legislação impede que pessoas condenadas por atos de improbidades de forma colegiada possam concorrer a cargos públicos. “É o caso do vereador Célio Dias, cuja condenação foi feita por unanimidade por um Colégio do Tribunal de Justiça. “Não sou eu que diz isso, é a lei”, afirmou. Ivan Naatz ressaltou que o vereador Célio Dias preenche os requisitos para ser votado como integrante da Mesa Diretora, mas questionou se ele tem condições de gerenciar um orçamento de R$ 26 milhões.

Camara-Vereadores-eleicao-2014_03
Célio rebateu lendo o despacho da juíza sobre seu mandato e acrescentou: “Estou em pleno gozo dos meus direitos políticos. Tanto que sou vereador nesta Casa”. Destacou que a decisão final não será jurídica, mas política. Mário Hildebrandt também defendeu o direito do vereador Célio Dias, de disputar o cargo de primeiro secretário. Também lançou mão da Constituição Federal, igualmente ao vereador Jefferson Forest, para explicar que os direitos do mandato do vereador Célio Dias estão assegurados. Leu alguns artigos da Constituição, entre eles o artigo 15, que aborda a suspensão dos direitos públicos. “É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado; incapacidade civil absoluta; condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos”, confirmou, destacando que o caso do vereador Célio Dias não se encaixa em nenhuma das prerrogativas.

Camara-Vereadores-eleicao-2014_01

O atual presidente da mesa diretora, Vanderlei de Oliveira (PT), recusou a impugnação da chapa, seguindo o desejo da maioria dos vereadores presentes. Mas ainda cabe recurso. Na próxima terça-feira (16), irá ocorrer a primeira reunião de transição.

Candidaturas

Chapa 1
Presidente: Mário Hildebrandt (PSD);
Vice-presidente: Marcos da Rosa (DEM);
Primeiro Secretário: Celio Dias (PR);
Segundo Secretário: Marco Antônio Wanrowsky (PSDB).

Candidaturas Avulsas
Presidente: Beto Tribess (PMDB);
Segundo Secretário: Adriano Pereira (PT).

Candidaturas a Corregedoria
Corregedor: Antonio Veneza de Souza (PSD);
Corregedor Substituto: Cezar Cim (PP).

Votos recebidos

Chapa 1
Mário Hildebrandt (PSD); Marcos da Rosa (DEM); Célio Dias (PR); Marco Antônio Wanrowsky (PSDB); Antonio Veneza (PSD); Cezar Cim (PP); Jens Juergen Mantau (PSDB); Marcelo Lanzarin (PSD); Oldemar Becker (PPS) e Zeca Bombeiro (SD).
Total: 10 votos

Chapa 2
Candidatura avulsa a Presidente: Vereador Beto Tribess
Roberto Tribess (PMDB); Adriano Pereira (PT); Jefferson Forest (PT); Vanderlei de Oliveira (PT) e Ivan Naatz (PDT).
Total: 5 votos

Candidatura avulsa a Segundo Secretário: Vereador Adriano Pereira
Roberto Tribess (PMDB); Adriano Pereira (PT); Jefferson Forest (PT); Vanderlei de Oliveira (PT) e Ivan Naatz (PDT).
Total: 5 votos