Vento forte, alagamentos e granizo no temporal desta quarta (29/03) em Blumenau

Confira vários vídeos registrados em diferentes regiões da cidade. Saiba também as regiões onde mais choveu no município.

Rua Almirante Barroso, no bairro Vila Nova, em Blumenau

O total de ocorrências por conta do forte temporal que caiu no início da noite desta quarta-feira (29/03/23) ainda não foi divulgado pela Defesa Civil de Blumenau. Mas o que foi possível apurar por enquanto assustou, principalmente pela força do vento.

Na unidade da Cooper Mafisa, no bairro Itoupavazinha, as rajadas quebraram vidraças. Na AD Hering, no bairro Garcia, fez a chuva invadir a academia. No ginásio da Sociedade Ipiranga, no bairro Itoupava Seca, onde ocorria uma partida de basquete, o vento fez a água da chuva invadir a quadra.

Novamente ocorreram alagamentos nas ruas Almirante Barroso e Antônio da Veiga, ambas nas proximidades dos acessos nos dois lados da Rua Joinville, todas no bairro Vila Nova.  Um ponto baixo da Rua Frei Estanislau Schaette, no bairro Água Verde, próximo a um posto de combustíveis, também estava tomado pela água.

Moradores relataram queda de granizo nos bairros Água Verde, Velha e Escola Agrícola. Uma árvore caiu na Rua Ewald Jensen, no bairro Salto Weissbach, e rompeu a fiação elétrica, deixando a região sem luz. Outra também caiu na Rua Nicolau Reiter, na Escola Agrícola, ao lado de uma casa.

queda de árvore na Rua Nicolau Reiter, no bairro Escola Agrícola

A queda de energia elétrica foi registrada em várias regiões. Até às 22h45, o sistema de monitoramento online da Celesc informava que havia 9.324 imóveis sem luz em Blumenau. Os bairros mais atingidos naquele horário eram Itoupavazinha (5.774), Testo Salto (1.940), Itoupava Central (1.354), Salto Do Norte (103), Passo Manso (78) e Badenfurt (75). Quando o temporal ainda estava intenso esse número tinha chegado a 19,1 mil.

Segundo o sistema de monitoramento online do AlertaBlu, entre às 10h30 e 22h30, choveu em média 40,4 mm em Blumenau. Como quase não choveu durante o dia, a conclusão que se chega é que o volume de água se concentrou durante o temporal.

Confira os registros das estações de telemetria no município:

– Passo Manso: 64 mm
– Itoupavazinha: 59,4 mm
– Itoupava Central: 57,8 mm
– Parque Ramiro Ruediger: 46,6 mm
– Velha Central: 46,6 mm
– Coripós: 46,4 mm
– Fidelis: 46 mm
– Velha Grande: 41,6 mm
– Ponte Adolfo Konder: 37,6 mm
– Vorstadt: 35,8 mm
– Vila Itoupava: 32,4 mm
– Araranguá: 23,4 mm
– Glória: 16 mm
– Nova Rússia: 12 mm