Vendas no varejo de Santa Catarina caem 3% em julho, segundo Índice Stone Varejo

A análise toma como base as operações realizadas via cartões, vouchers e Pix no grupo StoneCo.

Foto: Ricardo Trida [SECOM/SC]

O Índice de Atividade Econômica Stone Varejo, em sua 19ª edição, apontou uma queda de 3% no volume de vendas em Santa Catarina no mês de julho, em comparação ao mesmo período do ano anterior. O levantamento, realizado pela Stone em parceria com o Instituto Propague, analisa mensalmente a movimentação do varejo em todo o país, com base em operações realizadas via cartões, vouchers e Pix no grupo StoneCo.

Os dados do estudo seguem a metodologia do Federal Reserve Board (FED), que criou um modelo similar nos Estados Unidos. O objetivo é oferecer uma visão detalhada do desempenho de pequenos, médios e grandes varejistas em seis segmentos: artigos farmacêuticos, hipermercados e supermercados, livros e papelaria, móveis e eletrodomésticos, tecidos e vestuário, e materiais de construção.

Em julho, quatro dos seis segmentos avaliados registraram crescimento em nível nacional. Materiais de construção lideraram com um aumento de 1,5%, seguidos por móveis e eletrodomésticos (1,2%), livros, jornais, revistas e papelaria (0,5%), e tecidos, vestuários e calçados (0,4%). Por outro lado, os segmentos de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo apresentaram uma queda significativa de 5,8%, enquanto os artigos farmacêuticos registraram uma retração de 1,2%.

No cenário regional, quatro estados tiveram destaque com resultados positivos no comparativo anual: Amazonas (9,3%), Roraima (8,6%), Rio Grande do Sul (4,3%) e Maranhão (3,9%). No entanto, 21 estados apresentaram queda, com Rondônia (-11,5%), Tocantins (-6,7%), Acre (-5,8%) e Mato Grosso (-5,6%) entre os mais afetados.

Esses dados e outras informações detalhadas sobre o desempenho do varejo estão disponíveis no dashboard do Instituto Propague, que centraliza os resultados em uma plataforma acessível para pesquisadores e profissionais do setor.