O edital de licitação para contratação da empresa que irá licenciar a marca “Oktoberfest Blumenau” foi lançado pela prefeitura nesta sexta-feira (11/08/23). As propostas concorrem pela “melhor oferta” e o prazo de concessão será de 10 anos.
O formato já é utilizado por grandes eventos como Rock in Rio, Lollapalooza, Jogos Olímpicos e The Town. O objetivo da concessão é garantir que os itens sigam um padrão criativo de qualidade e ofereçam remuneração ao município, algo que não foi adotado em edições anteriores.
A empresa ganhadora deverá estudar, planejar, conceituar, conceber, criar, executar e comercializar os produtos relacionados à marca nos mais variados produtos e souvenires. Também será de sua responsabilidade acompanhar o mercado, atuar contra a pirataria, concorrência desleal e aferição/recolhimento de royalties.
Entre os itens de souvenires que poderão ser desenvolvidos estão canecos, copos, camisas, camisetas, bonés, trajes típicos, chapéus, chaveiros, pins, ímãs de geladeira, cartazes históricos, tirantes, kit de cervejas, chocolates, licores, livros, entre outros.
O prazo de concessão será de 10 anos (120 meses), que passam a valer a partir da assinatura do contrato. Já quanto ao valor mínimo da proposta, fica definido o recebimento de 50% sobre o valor líquido de royalties para o município, sendo esse o valor parâmetro para definir o vencedor da melhor oferta de preço na concorrência.
Entre as finalidades do edital, estão a criação e o desenvolvimento de formas inovadoras de utilização da marca em produtos licenciados, assim como organização e administração de plataforma e-commerce para venda de produtos no site oficial da festa.