Os blumenauenses comemoraram quando o governador Raimundo Colombo deu sinal verde para o Arcanjo 3, do Corpo de Bombeiros de SC e Samu, ficar na cidade. Inicialmente o helicóptero chegou no dia 5 de outubro para permanecer 30 dias. Mas Blumenau e as cidades do Vale do Itajaí se mobilizaram para fazer pressão e tornar a presença permanente. Deu certo.
Desde que o Arcanjo 3 começou a operar em Blumenau, já foram atendidas 87 ocorrências, em 54 horas de voo, com 77 pessoas atendidas. Entre os principais atendimentos, destacam-se emergências cardiorrespiratórias (16), transporte entre hospitais (16), atendimento Clínico (11), traumas (10), acidente de trânsito (8), apoio (8), AVC (6), Serviços de parturiente (5), operações de busca e resgate (5).
A cidade que a aeronave mais atuou foi Blumenau com 31 ocorrências. Depois seguem Timbó, Indaial e Rio do Sul com 9 cada. Nesse período, o Arcanjo 3 foi quatro vezes para Balneário Camboriú; três para Ascurra, Ibirama, Lontras, Pomerode; duas para Ituporanga, Itajaí e Pouso Redondo. Nas cidades de Agronômica, Apiúna, Atalanta, Bombinhas, Brusque, Canelinha, Ilhota, Jaraguá do Sul, Joinville, Presidente Getúlio e Taió; ele foi acionado apenas uma vez.