Fotos: Luciano Bernz
A votação no estado de Santa Catarina começou sem maiores problemas nas 14.592 urnas espalhadas pelo estado. Segundo informações da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-SC, no total, seis urnas tiveram que ser substituídas nos municípios de Blumenau, Chapecó, Ponte Serrada, Tijucas, Três Barras e Descanso.
Mais de 11 mil policiais militares estão dando suporte para a realização das eleições em Santa Catarina. De acordo com a PM, a maior parte das ocorrências envolveram cabos eleitorais em Palhoça, Praia Grande e Xanxerê. Em Florianópolis-SC foram 4 veículos no Colégio Catarinense, no Instituto Estadual de Educação, no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e no Colégio Padre Anchieta e se deram por caracterização de propaganda eleitoral irregular.
Em Itajaí, quatro denúncias de boca de urna foram atendidas pela PM e um fiscal de partido foi detido no colégio Aníbal César (Bairro São Vicente), sendo encaminhado ao fórum. A polícia também conduziu 7 mesários aos locais de votação, porque foram não compareceram à convocação. Apenas uma mulher foi dispensada do trabalho nas Eleições deste domingo por condições de saúde.
Na avaliação do presidente do TRE-SC, desembargador Vanderlei Romer, o início dos trabalhos da Justiça Eleitoral está dentro do planejado. As urnas que apresentaram problemas foram imediatamente substituídas e estão recebendo normalmente os votos dos eleitores. Aos eleitores que já fizeram o cadastro biométrico, o presidente do TRE-SC lembra que ainda é necessário levar um documento oficial com voto para se identificar no momento da votação. Até o momento não houve necessidade de intervenção das Forças Armadas em nenhum local. Sobre a Lei Seca, não há restrição para a venda de bebidas alcóolicas em nenhum município do Estado.
Em Blumenau, a manhã de votações também foi bem tranquila. Nós visitamos vários locais de votação na cidade. Em todos os locais, os delegados de prédio informaram que foi bem tranquilo, sem nenhum incidente registrado. Muitos eleitores na cidade, decidiram votar cedo, assim aproveitam melhor o seu domingo. Outro detalhe que o Luciano Bernz observou, é que apesar do Exército ter sido convocado para auxiliar na segurança, ele não percebeu a presença deles nos locais que passou. Também não havia sujeira de santinhos nas ruas e calçadas, pelo menos no momento em que as fotos foram feitas.
O primeiro local de votação visitado, foi o EEB Santos Dumont (10h15), no bairro Garcia. A delegada de prédio Roseli Fátima de Paula, a votação estava bem tranquila, e o movimento naquele horário era bem grande. O trânsito nas imediações da escola estava um pouco lento.
No Colégio Bom Jesus (10h45), no Centro, o delegado de prédio Braz Eunidio Wiltuschnig, nos informou que muitos eleitores optaram por votar cedo.
Na Vila Itoupava, a votação na EEB Coronel Pedro Christiano Feddersen, teve mais movimento no início da manhã, mas por voltas das 11h04, já estava mais tranquilo.
Na Escola Básica João Widemann (11h20), na Itoupava Norte, o delegado de prédio Cornélio Pereira dos Santos Neto, nos informou que apenas uma urna precisou ser substituída por apresentar problemas. Logo às 8h05min o problema já estava resolvido, não atrapalhando o curso normal de votação.
Na EBM Machado de Assis (11h35), na Itoupava Seca, a delegada de prédio é Denise Prada Radtke. O movimento na Rua Engº Paul Werner era intenso, mas a PM estava auxiliando na organização do trânsito.
Na Furb (Itoupava Seca), o movimento no horário de almoço foi bem tranquilo. Segundo o delegado de prédio Amando Ottersbach, muitas pessoas chegam para votar sem o título e não sabem sua sessão.