Fotos: Luciano Bernz
A votação deste segundo turno das eleições para Presidente da República em Blumenau, foi muito tranquila. Os eleitores se programaram para vir mais cedo e até às 13h, não houveram maiores incidentes. O Luciano Bernz passou por alguns locais de votação, todas escolas.
Na E.E.B. Hercílio Deeke, no bairro Velha, duas urnas eletrônicas apresentaram problemas e tiveram que ser trocadas. Este também é o maior colégio eleitoral da cidade, onde há 10.084 votantes cadastrados. A segunda maior concentração de eleitores é na E.E.B. Santos Dumont localizada no bairro Garcia. As duas escolas são os maiores colégios eleitorais dos 68 locais de votação de Blumenau, onde há mais de 230 mil eleitores e 656 seções eleitorais.
Segundo o TSE de Santa Catarina, 70 urnas eletrônicas precisaram ser substituídas no Estado em decorrência de problemas técnicos. A maior parte das trocas ocorreu no primeiro horário da manhã, entre 8h e 9h, com um total de 39 substituições. O total é considerado normal e está dentro do previsto pela Justiça Eleitoral.
O número de cidades que registraram problemas também aumentou: até às 13h, 43 municípios registravam ao menos uma troca de urna. São José, município vizinho à capital catarinense, foi o que mais apresentou problemas com os equipamentos, totalizando sete trocas.
Segundo informações da Polícia Militar (PM), a situação nos locais de votação também está sob controle e segue com tranquilidade. Em um resumo geral, apenas quatro cidadãos foram detidos por terem se envolvido em irregularidades – boca de urna, divulgação de propaganda ou briga.
Cerca de 11.200 policiais militares estão atuando nas ruas neste domingo, com o objetivo de manter a segurança dos eleitores, dos locais de votação e de fazer cumprir a legislação eleitoral. A votação continua até as 17h e a apuração começa logo em seguida. O resultado, no entanto, só será divulgado a partir das 20h, junto com o término da votação no Acre.
FURB | Delegado de prédio: Amando Ottersbach
E.E.B. Professor João Widemann | Delegada de prédio: Raquel Isolani Theiss
E.BM. Machado de Assis | Delegada de prédio: Denise Prada Radtke
E.E.B. Hercílio Deeke | Delegado de prédio: Humberto Miguel Sanceverino
Colégio Bom Jesus | Delegado de prédio: Braz Eunildo Wiltuschnig
E.E.B. Santos Dumont | Delegada de prédio: Rosilei Fátima de Paula