Fotos: Luciano Bernz
Após o desfile na Rua XV de Novembro e o tradicional engarrafamento, o público blumenauense e os turistas se dirigiram para o Parque Vila Germânica. No setor 3, o cerimonial teve início as 22h com a entrada dos monges conduzindo tochas, as bandeiras oficiais e o caneco da 30ª edição, guardado há um ano no Krugplatz (a Praça do Caneco), localizada em frente ao Setor 2, e que foi entregue à rainha da 31ª edição, Sheila Ewald, simbolizando a abertura da festa. Em seguida, as bandas internacionais Deggendofer Stadlmusikanten, Michael Maier Und Sainer Blasmusikfreunde e o grupo Os Velhos Camaradas tocaram os hinos nacionais da Alemanha e do Brasil.
A sangria do primeiro barril foi feita pelo prefeito Napoleão Bernardes, o ministro do Turismo, Vinícius Lages, e pelo presidente da Santur, Valdir Valendowsky, que abriram oficialmente a festa, com um banho de chopp na multidão.

Mas nem tudo estava perfeito ainda. Um problema na transmissão dos dados no caixa, deixou as operações com cartões de crédito lentas. Detalhes, que devem estar resolvidos nesta quinta-feira (9).

