Fotos: Luciano Bernz
Na liturgia católica, o termo lava-pés designa o gesto que se pratica na Quinta-Feira Santa, onde o sacerdote, assistido por dois ministros, lava o pé direito de doze pessoas. O rito imita e celebra o que Jesus fez com seus discípulos na noite da Última Ceia.
Muito além da liturgia católica, o lava pés foi um evento que marcou a insistência do Senhor Jesus em um dos assuntos mais importantes do seu ministério: o papel dos cristãos e da igreja. O serviço, a humildade, colocar-se abaixo, considerar uns aos outros superiores em relação a si mesmo.
Nossa equipe acompanhou a Missa do Lava Pés na Paróquia Nossa Senhora da Glória, no bairro Glória. A missa foi celebrada pelo pároco Padre Hélio Vrech, às 19h15min desta quinta-feira (2).
Após a liturgia da palavra, o padre deu início à cerimônia do lava pés. Doze escoteiros do Grupo de Escoteiros Teófilo Bernardo Zadrozni representaram os doze apóstolos de Cristo. O Padre Hélio, lavou e beijou o pé direito de cada um deles, assim como Jesus fez na última ceia.
Logo após a comunhão, seguiu a procissão do Santíssimo Sacramento, que foi colocado num altar onde haviam vários pães confeccionados por voluntários da paróquia. Após a missa iniciou a vigília ao Santíssimo Sacramento que durou até a meia noite, quando todos que estavam presentes puderam levar um dos pães abençoados para casa.