Cobertura com fotos e entrevistas: João Paulo Taumaturgo
Neste sábado (25), a Eisenbahn promoveu um evento para comemorar os seus 13 anos de fundação. Toda uma estrutura foi preparada para receber o público, oferecendo várias atrações, como a apresentação de shows das bandas Alpenmusikanten, Hausmusikanten e Vintage Cult. Também teve um Concurso de chopp em metro e resistência de caneco. Das 10h às 22h, a empresa oferecia condução no trajeto da Vila Germânica ao Bar da Fábrica, com saídas a cada 30 minutos.
O João Paulo Taumaturgo passou pelo local logo após o meio dia. De acordo com ele, o acesso do público ao local estava controlado, atendendo ao número de pessoas determinado pelo Corpo de Bombeiros. E pelas imagens, tinha muita gente querendo aproveitar esse momento especial da cervejaria fundada em Blumenau.
Cada participante recebia uma pulseira com código de barras que registrava a entrada e saída. Mesmo assim um grande número de pessoas prestigiou o evento. A organização estava perfeita, tanto que por volta das 13h estava muito tranquilo para comprar comida ou bebida. Sem filas.
Perguntamos para duas pessoas que estavam no evento, sobre o que estavam achando da festa e a importância da marca Eisenbahn para eles e nossa cidade.
O primeiro entrevistado foi o jovem Luan Felipe dos Santos: “A festa está muito boa e a Eisenbahn, que da além da qualidade, é um expoente positivo para Blumenau”.
Daniela Souza comentou: “Eu fico muito feliz em participar, porque a Eisenbahn representa a cultura blumenauense, tem muita tradição na cerveja, é uma marca forte que continua na nossa região. Ela tem representatividade nacional e eu fico muito feliz em estar fazendo parte desse momento”.
Aproveitamos o momento e conversamos com Gerhard Beutling, mestre cervejeiro desde a fundação e gerente da fábrica de Blumenau.
OBlumenauense: Qual a importância de marcar essa data, inclusive em nível nacional?
Gerhard Beutling: É uma satisfação festejar os 13 anos com esse evento. Eu me sinto como qualquer criança no aniversário, muito feliz, afinal são 13 anos que estamos no mercado. Quando a Eisenbahn foi fundada, ela tinha o propósito de divulgar a cultura cervejeira que o Brasil tinha perdido. Nós procuramos revigorá-la e acredito que cumprimos nossa missão. Hoje vemos surgindo várias micro cervejarias em todo Brasil. Quando eu converso com esse pessoal, eles nos dizem que se inspiraram em nós.
OBlumenauense: A Eisenbahn protagonizou grandes feitos no mercado da cerveja. Qual a expectativa de vocês com a marca vinculada diretamente à Oktoberfest?
Gerhard Beutling: Muito orgulhosos. Em primeiro lugar, por ser uma cervejaria criada em Blumenau. Hoje pertencemos à um grande grupo econômico, mas nada mudou na Eisenbahn. Desde a fundação em 2002, a receita e equipe continuam as mesmas, inclusive eu mesmo continuo sendo o cervejeiro. Mas temos a expectativa de que a Oktoberfest, essa festa conhecida no mundo todo, a marca cresça ainda mais.
OBlumenauense: Para finalizar, uma pergunta que muitos se fazem. Os produtos da Eisenbahn são feitos somente em Blumenau, ou existe algum outro lugar em que ela é produzida usando a mesma receita?
Gerhard Beutling: Uma cervejaria baseada em Itú/SP, do grupo Brasil Kirin, montou uma área onde produz não só Eisenbahn, como a Baden Baden. Mas são cervejas específicas como a Pilsen, cujo mercado nós não conseguimos mais atender (em função da demanda). Eles seguem a mesma receita, mas sem alterar o sabor. Muitas vezes ouvimos falar que a produção em massa muda o sabor da cerveja. Eu discordo. Porque não há como mudar se você segue as mesmas normas e utiliza os mesmos ingredientes, seja em pequena ou grande escala. O sabor é o mesmo.