Fotos: Luciano Bernz
O primeiro dia de paralisação dos bancários, foi visto por qualquer um que passasse pelas ruas centrais de Blumenau. Nas fachadas, cartazes e faixas, além de poucos grevistas na frente das agências. Ligamos para bancos nos bairros Velha, Garcia, Itoupava Norte e Escola Agrícola. Todos estavam atendendo normalmente, mas não garantiram que nesta quarta-feira (30) a situação se repetiria.
A greve afeta principalmente as agências da Caixa Econômica Federal onde a adesão na cidade chega a 80 e 85%. O ideal mesmo, é ligar para a agência que você trabalha e conferir. Mas pelo que pudemos constatar nas ligações, a greve desta terça, afetou principalmente as agências do centro da cidade.
Não há uma previsão sobre o término da greve. O movimento grevista afeta todo o país e os bancários de Blumenau aderiram à mobilização. Tudo depende das reivindicações enviadas à FEBRABAN serem atendidas. Entre elas, melhores condições de trabalho, contratação de mais funcionários, o fim das altas metas para a venda de produtos bancários e das horas extras, além da implantação de uma política de cargos e salários. Outra reivindicação é o aumento do piso salarial de acordo com o valor previsto pelo Dieese, para R$ 2,9 mil.
Para pagar boletos é possível usar as lotéricas, fazer pela internet, e ainda por correspondentes bancários. Mas é preciso ficar atento aos valores máximos aceitos em cada local.