O radar da guarda de trânsito registou uma cena preocupante por volta das 12h30min desta terça-feira (7/6/16). Um motorista transitava com seu veículo a 83km/h pela Rua das Missões, bairro Ponta Aguda, com duas crianças pequenas na frente. Uma delas está no colo do condutor enquanto dirigia, enquanto a outra está no banco de carona, aparentemente sem cinto de segurança.
A velocidade máxima da via é de 60km/h, e neste caso ele está 23km acima da permitida. Mas o problema maior não é esse, e sim a segurança das crianças em caso de acidente. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9503/97), é estabelecido no Artigo 64, que crianças com idade inferior a dez anos devem ser transportadas nos bancos traseiros, salvo exceções regulamentadas pelo CONTRAN.
Márcia Pontes, educadora de trânsito, faz as seguintes observações:
“A criança maior, de rostinho quase colado no parabrisas, aparenta ter entre 4 e 5 anos de idade, deveria estar sentada no banco de trás, em booster ou assento de elevação e bem presa ao cinto de segurança. O bebê que está sentado no colo do motorista totalmente desprotegido e que aparenta ter entre 1 e menos de 2 anos de idade deveria estar na cadeirinha de segurança, bem presa no banco de trás do veículo e, claro, segura pelo cinto de segurança. Na foto, se vê 3 infrações: excesso de velocidade, transportar pessoa entre os braços enquanto dirige, uma multa pela criança maior sem dispositivo de segurança e outra pela criança menor“, finaliza.