Na última semana, a unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Zebert Kraupp, localizada no bairro Fortaleza, foi alvo de uma ação de vandalismo que acarretou a perda de quase 350 doses de vacinas para o município. O valor representa mais de R$ 5 mil em perdas.
Durante o final de semana, o disjuntor de energia elétrica da unidade, localizado no poste, foi desligado. A falta de energia acarretou o desligamento da geladeira que armazena as vacinas. Com isso, mais de 20 tipos de imunobiológicos foram expostos a temperaturas inadequadas, o que inutilizou vacinas contra doenças como HPV, sarampo, febre amarela, tétano, pneumonia, entre outras. A faixa ideal de conservação das vacinas é de 5°C, mas sem energia o termômetro chegou a marcar 25ºC.
“Infelizmente parece ter sido um ato de vandalismo. Muito além dos prejuízos financeiros, está o dano causado à saúde daquela comunidade, usuários do SUS. Ainda mais condenável este ato em um momento delicado que o país passa, de dificuldade de abastecimento de vacinas, e vulnerabilidade que temos na cidade com tantos vírus circulando, como o causador do Sarampo e da Febre Amarela”, avaliou o secretário de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck. Um boletim de ocorrência do ocorrido foi registrado e um cadeado instalado para evitar novas ocorrências.
A sala de vacinação da unidade já retomou o funcionamento, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h.
Por Marília Prado [SECOM/BNU]