No início da tarde desta quarta-feira (8/02/23), a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) apreendeu uma van escolar que estava circulando no município sem autorização. O veículo, que transportava crianças e adolescentes na região central de Blumenau, foi flagrado enquanto deixava passageiros na Rua Pandiá Calógeras, no bairro Jardim Blumenau.
A fiscalização conjunta ocorreu por parte das diretorias de trânsito e transportes da SMTT e o veículo, que estava com o selo do segundo semestre de 2022, foi recolhido ao pátio.
“Semestralmente fazemos as vistorias do transporte escolar de toda cidade para garantir a segurança dos munícipes como um todo. Nenhum veículo pode prestar esse serviço sem essa vistoria, pois é nela que sabemos das condições de segurança de cada veículo. Afinal, a inspeção avalia a parte elétrica e mecânica, como luzes, cintos de segurança, pneus, extintores de incêndio, e visual como as faixas laterais e traseiras. Além, é claro, das documentações em dia tanto do veículo quanto do(a) condutor(a) e monitor(a)” explica o diretor de transportes da SMTT, Lairto Leite.
O diretor de trânsito, Sérgio Martinez, ressalta a importância da atenção por parte dos contratantes de vans escolares. “Além de não estar vistoriado, o veículo estava com a aferição do tacógrafo atrasado em seis meses, comprometendo a segurança necessária no trânsito. Por isso destacamos a prudência que pais e responsáveis precisam ter no momento de contratação de serviços como este. É sempre necessário verificar o selo colado junto ao parabrisas do veículo, que este semestre tem a cor amarela.”
A secretaria destaca que em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a SMTT pelo telefone (47) 3381-7006 para mais informações. Já os relatos de irregularidade podem ser informados à administração por meio da ouvidoria do município no telefone 156, opção 3. Ou ainda pelo ramal (47) 3381-7022 e e-mail ouvidoria.smtt@blumenau.sc.gov.br
Com informações de Eduarda Loregian, da SECOM/BNU