Em maio deste ano, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) iniciou um mutirão de exames de ultrassonografia. A ação já beneficiou 1.101 pacientes que aguardavam agendamento e tiveram o procedimento afetado pela pandemia de Coronavírus.
Os exames estão sendo feitos em uma van adaptada que está estacionada no Ambulatório Geral Heinz Schrader, no bairro Ponta Aguda. Em maio, foram feitos 350 atendimentos, em junho foram 434 e em julho o município fez 317 exames. Entre os principais procedimentos estão ultrassonografia mamária, abdômen total, transvaginal e parede abdominal.
Porém, o número de exames poderia ter sido ainda maior no período. Isso porque foram feitos 1.306 agendamentos pelo Sistema de Regulação (SISREG), mas 18% dos usuários não compareceram no dia e horário programado.
O município ressalta a importância de manter o cadastro com telefone atualizado na rede para que as equipes da Semus possam fazer contato com os usuários confirmando a data e horário da realização do exame.
A expectativa do município é beneficiar 6 mil pacientes até o fim do ano. Os exames são realizados de segunda a sábado, e podem chegar a 65 procedimentos em um único dia. Os atendimentos obedecem as medidas de segurança para evitar a disseminação do Coronavírus como distanciamento social, uso de máscara e uso álcool em gel.
Por João Vitor Korc [SECOM/BNU]