Os 80 anos do Dia da Vitória, celebrado nesta quinta-feira (8/05/25), estão sendo lembrados com emoção em diversas cidades catarinenses. Camboriú, Gaspar e Timbó prestam homenagens aos combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), reconhecendo o papel dos brasileiros que participaram da Segunda Guerra Mundial ao lado dos Aliados.
Em Camboriú, a cerimônia foi antecipada para quarta-feira (7), quando o comandante do 23º Batalhão de Infantaria, coronel Antonio Fernando Adorno Cossa, homenageou o terceiro-sargento Hugo Pedro Felisbino. Veterano de guerra, Felisbino lutou nos campos da Itália em 1944 e, aos 105 anos, é o último ex-combatente vivo em Santa Catarina. A solenidade contou com a presença do prefeito Leonel Pavan, do vice-prefeito Josias da Silva e autoridades locais, que se uniram ao Exército para reverenciar o veterano.

Já em Gaspar, o evento estava agendado para às 9h desta quinta-feira (8), na Praça Getúlio Vargas, em frente ao Memorial da FEB Filhos de Gaspar. A cidade relembra a história de 25 soldados locais que serviram durante o conflito – 15 foram enviados à Europa e 10 atuaram na proteção da costa catarinense.
A banda do 23º Batalhão de Infantaria participa da solenidade, que reúne autoridades civis e militares, familiares e membros da comunidade. A Rua São Pedro ficou interditada durante a manhã para a realização da cerimônia.
Em Timbó, a programação ocorre a partir das 14h de hoje (8), no Parque Henry Paul. A solenidade reúne autoridades, estudantes, familiares de ex-combatentes e a população. O momento é dedicado aos 17 timboenses que combateram na guerra e contará com o desfile da banda do 23º BI, execução do hino “Mais Perto Quero Estar”, toque de silêncio e o badalar dos sinos das igrejas locais.
O ponto alto será a presença do próprio sargento Hugo Felisbino, que também participa da homenagem em Timbó. Ao final, flores serão depositadas na praça central em memória dos expedicionários da cidade.
Clube de Leitura em Blumenau transforma livraria em ponto de encontro para leitores