Fotos: Dani Martins / 100Em1Dia Blumenau
Quem passou pela Rua Curt Hering entre às 9h e 13h deste sábado (20/02/16), percebeu um grupo de pessoas reunido, conversando, ouvindo música e curtindo o espaço urbano nas vagas de estacionamento da via.
O projeto Vaga Viva é uma iniciativa dos coletivos 100em1Dia Blumenau, Sinergia Urbana e Minha Blumenau, que propõe trazer mais espaços de lazer para a cidade, promovendo atividades culturais e esportivas.
A ideia é ir mais longe, por isso há a proposta de um projeto de lei organizado pelos coletivos Sinergia Urbana e Minha Blumenau, que prevê a instalação de “vagas vivas permanentes”, ou por períodos que vão de um mês a 5 anos. Nos locais escolhidos, seriam instalados decks, bancos, floreiras, mesas e cadeiras, guarda-sóis, paraciclos ou outros elementos de mobiliário; que propiciem lazer, convivência e recreação para a população.
Segundo a proposta, as despesas decorrentes da construção de cada uma das vagas vivas requeridas e concedidas correrão por conta das estabelecimentos comerciais requerentes. Isso porque os proprietários desses comércios poderão solicitar a implantação de vaga viva na frente do respectivo imóvel, seguindo os termos definidos em regulamento.
A programação deste sábado incluiu uma série de atrações como Yoga (9h), música (10h30) e a apresentação do Mágico Mafra (12h30). Durante toda a manhã também aconteceram oficinas de origami e mandalas, troca de livros, além de bichinhos de balão.
Até o dia 18 de março, a comunidade pode conhecer o projeto de lei, prazo que ele fica disponível na internet (clique aqui). O objetivo da proposta é sensibilizar o poder público, para que autorize a transformação de algumas vagas de estacionamento nesses espaços de uso coletivo.
Toda iniciativa que promova o convívio e a aproximação entre as pessoas, é bem vinda. Parabéns ao organizadores do coletivo 100em1Dia Blumenau, Sinergia Urbana e Minha Blumenau, por promover a discussão para que as pessoas utilizem e curtam a sua cidade da melhor forma.
Sugestão:
Seria interessante conhecer a opinião da sociedade, para saber se iriam realmente utilizar o novo espaço. Muitas iniciativas excelentes acabam não recebendo a participação de quem mais interessa: o morador. Também precisamos conhecer o impacto do cidadão quem vai ao comércio do Centro, utilizando as cada vez mais raras vagas para veículos.
Temos muitas praças em Blumenau que poderiam e deveriam ser mais bem aproveitadas pela comunidade. Só na região central, podemos citar a Hercílio Luz (Biergarten), Dr. Blumenau, Castelinho Havan, Victor Konder (prefeitura), Fonte Luminosa, Estudante, etc. Ações bonitas como essas, também poderiam ser exploradas nestes locais.