A UniSociesc foi uma das instituições de ensino superior do Brasil que teve seu projeto aprovado pela CAPES para participar do projeto Brafitec 2017-2020, programa de intercâmbio com universidades francesas em colaboração com o grupo ENI (Écoles National d’Ingénieurs) da França.
Desde 2012, esse programa de intercâmbio fez com que 32 estudantes do curso de engenharia tivessem a oportunidade de cursar o 4º ano em umas das quatro universidades francesas do grupo ENI (em Metz, Brest, Saint-Ettiene e Tarbes). O projeto é realizado em parceria com a UFSC e com a PUC-RS.
Os custos da viagem e da permanência dos estudantes são financiados pelo programa, na modalidade de bolsa sanduíche, que incluem mensalidade, auxílio deslocamento, auxílio instalação, seguro saúde e a bolsa de estudo. Esta condição permitiu, inclusive, que dois alunos obtivessem dupla diplomação (no Brasil e na França).
O Escritório Internacional da UniSociesc é o responsável pelo processo de seleção de novos bolsistas (são 12 vagas para os próximos 4 anos). “Esse projeto oferece a nossos estudantes de engenharia uma oportunidade única para o intercâmbio nas melhores instituições europeias, o que contribui para sua formação global, pois auxilia no desenvolvimento das competências necessárias para o engenheiro contemporâneo. Isso reitera o compromisso da UniSociesc em ajudar a transformar o Brasil pela educação”, disse o professor Carlos Borsa, vice-reitor e coordenador do projeto.
Programa Brafitec, intercâmbio com universidades francesas;
Área: Engenharia | Vagas: 12 até 2020
Seleção: Escritório Internacional da UniSociesc: (47) 3461-0523