Essa semana foi muito difícil para várias famílias catarinenses, que foram atingidas desde quarta-feira (16) pelos ventos e chuvas fortes, além de granizo. Até este sábado (19), 73 municípios informaram à Defesa Divil de Santa Catarina algum tipo de ocorrência. As regiões mais afetadas foram o sul, região de Florianópolis e o Oeste do Estado.
Em Palhoça, o granizo deixou 113 casas destelhadas com o temporal de quarta-feira (16). Na cidade de Anita Garibaldi, 15 residências ficaram destelhadas, enquanto 200 casas ficaram danificadas nos municípios de Tijucas e Cerro Negro. No município de Balneário Rincão as chuvas fortes alagaram diversas residências. O mesmo aconteceu em Orleans, onde as aulas foram suspensas. Os alagamentos deixaram várias comunidades isoladas em Timbé do Sul e Jacinto Machado.
Na sexta-feira (18), a chuva causou inundações em São Joaquim, atingindo 30 residências, causou danos em estradas vicinais, pontes e bueiros. Já em Chapecó, o problema foi o vendaval que destelhou 16 residências e 4 torres de um conjunto habitacional.
No total mais de 3.026 pessoas foram afetadas, sendo 584 residências danificadas ou destruídas e duas escolas. Infelizmente o risco de novos temporais acontecerem neste sábado (19) e domingo (20) continua para as regiões atingidas. Segundo o Epagri/Ciram, há previsão de chuva Forte com descargas elétricas (raios) e risco de Granizo no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis Serrana.
Blumenau não registrou nenhuma ocorrência grave. Apesar das ameaças diárias de temporais com todas as características já citadas, aconteceram em momentos breves e sem intensidade que causasse estragos.
Fonte e fotos: Defesa Civil de SC