Uma massa de ar seco deixa o tempo firme nesta segunda-feira (22)

Foto: Júlio Pollhein

 

Foto: Júlio Pollhein

 

A massa de ar seco deixa o tempo firme em Blumenau nesta segunda-feira (22/10/18), com predomínio de sol e variação de nebulosidade. A temperatura se eleva gradualmente e a máxima varia entre 25 e 27°C à tarde. Neste momento (10h07min) faz 22,6°C e a mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 6h, quando fez 16,2°C.

Os ventos sopram com fraca intensidade de direção variável. O rio Itajaí-Açu está com 1,83 m e a umidade relativa do ar em 57,5%.

Santa Catarina – Sol e calor em todas as regiões. No decorrer da tarde, aumento de nuvens do Oeste ao Sul do Estado. A temperatura está em rápida elevação, próxima e acima de 30°C no Oeste, Litoral e Vale do Itajaí. Vento nordeste, fraco a moderado com rajadas. Sistema de alta pressão na costa catarinense e chegada de uma frente fria no Rio Grande do Sul.

 

Terça-feira (23)

Blumenau – A passagem de uma frente fria pela costa catarinense associada a um cavado (área alongada de baixa pressão) no continente deixa o tempo instável. No decorrer do dia, presença e variação de nebulosidade, períodos de melhoria e condição para chuva isolada. A maior cobertura de nuvens dificulta a elevação da temperatura, com mínima que fica entre 15 e 17°C e máxima entre 20 e 22°C. Ventos fracos soprando preferencialmente de sudeste.

Santa Catarina – Aumento de nuvens com chuva e raios na maioria das regiões, no decorrer do dia. Risco de temporais isolados com granizo e ventania. No decorrer da tarde e noite, o tempo melhora a partir do Oeste e Sul do Estado. Temperatura em pequena elevação, diminuindo mais no fim do dia, vento nordeste/noroeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas. Passagem da frente fria pelo Estado, com avanço de sistema de alta pressão.

 

Quarta-feira (24)

Blumenau – A frente fria se afasta em direção ao norte do país, mas o cavado em níveis baixos da atmosfera juntamente com a circulação marítima continuam mantendo o tempo instável em Blumenau. O céu fica nublado, com alguns períodos de melhoria e há condição para chuva fraca e isolada de forma ocasional. A temperatura permanece mais amena, com mínima entre 16 e 18°C e máxima oscilando entre 20 e 22°C à tarde. Ventos fracos a moderados de sudeste.

Santa Catarina – Mais nuvens e com condição de chuva na Grande Florianópolis e norte, alternando com períodos de melhoria. Nas demais regiões, sol entre nuvens, com temperatura mais amena. Vento sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

Quinta-feira (25)

Blumenau – A circulação marítima e perturbações em níveis médios da atmosfera deixam o céu carregado de nebulosidade, com alguns períodos de melhoria e condição para chuva fraca e mal distribuída em Blumenau. Mínima entre 17 e 19°C e máxima entre 21 e 23°C. Já na sexta-feira, o dia começa com aberturas de sol entre nuvens, mas a partir da tarde há condição para pancadas isoladas de chuva devido ao avanço de uma nova frente fria pelo litoral de SC. Mínima entre 18 e 20°C e máxima entre 24 e 26°C.

Santa Catarina – Sol entre nuvens. No Litoral Norte, condição de chuva isolada na madrugada. No Oeste e Meio-Oeste, pancadas isoladas de chuva com raios no fim do dia. Temperatura em elevação com vento leste a nordeste, de fraco a moderado.

 

Sexta-feira (26)

Blumenau – O dia começa com aberturas de sol entre nuvens, mas a partir da tarde há condição para pancadas isoladas de chuva devido ao avanço de uma nova frente fria pelo litoral de SC. Mínima entre 18 e 20°C e máxima entre 24 e 26°C.

Santa Catarina – Aumento de nuvens com chuva e raios do Oeste ao Litoral Sul, no decorrer do dia. Nas demais regiões, sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva na tarde e noite. Temperatura em elevação, com vento nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Tendência para SC, entre 27 de outubro a 5 de novembro de 2018

Os indicativos são de que o mês de outubro termine com tempo mais firme na maioria das regiões, com condição de chuva isolada apenas no Litoral e norte do Estado. Para o início de novembro há previsão de chuva para o Estado, devido a um cavado (área alongada de baixa pressão).

 

Dados: AlertaBlu e Epagri/Ciram