Fotos: Luciano Bernz e Maicon Andrade, com colaboração de Soni Robinson Witte
Quem participou da manifestação na tarde deste domingo (13/3/16) não imaginava que estava no meio de cerca de 60 mil pessoas, segundo a estimativa da PM. O verde e amarelo estava nas roupas, cartazes e rostos de várias faixas etárias. Famílias inteiras chegaram a participar.
O protesto era contra a corrupção no Brasil, pedia a prisão de Lula e o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Não há registro de manifestação maior na história de Blumenau. A dimensão foi tão grande, que quando os primeiros manifestantes chegaram à Câmara de Vereadores, haviam vários ainda na Praça Victor Konder, ponto de partida. Pela primeira vez em Santa Catarina, o Pixuleco, boneco inflável com o rosto de Lula e uniforme de presidiário estava em Blumenau e fez muito sucesso.
Durante vários momentos, a música mais cantada foi aquela que a maioria das crianças aprende na escola: o hino nacional. Foram no mínimo três vezes: minutos antes de saírem da prefeitura, onde a manifestação começou, em frente ao Neumarkt Shopping e em frente à Câmara de Vereadores de Blumenau, onde o Pixuleco foi colocado em frente ao prédio.
A Polícia Militar garantiu com bom efetivo a segurança dos participantes. Não foram registrados incidentes, nem prisões. E pelo que dava para sentir, eles mesmos gostariam de ter participado. Eu estava junto, no grupo em frente, logo atrás dos policiais. Em determinado momento tivemos que parar, para esperar os que vinham atrás.
O trajeto que anunciamos no site, informado através de uma entrevista era para terminar na frente da câmara. Mas seguiu até a prefeitura, como nas outras vezes. Durante toda a semana, o Instituto Verdade e Liberdade junto com o Movimento Brasil Livre (MBL)de Blumenau realizou várias ações para divulgar o evento. Puderam comemorar, pois a população veio em massa.
O carismático padre João Bachmann também participou. Um apartamento no Centro da cidade, mostrava uma bandeira do PT, um número 13 e Dilma. Não foram registrados incidentes, provocações ou qualquer outro tipo de problemas. Parabéns a todos, por mais uma manifestação pacífica.