Um novo símbolo pretende mudar a imagem que temos do idoso

Fotos e entrevista: Josiane Longhi | Texto final: Claus Jensen

Os quarentões certamente lembram de seus avós como pessoas idosas e de bengala. Mas uma série de programas sociais nas últimas décadas promoveram a valorização da saúde através de atividades físicas e culturais, como por exemplo a dança. O resultado dessas ações deixaram a “Melhor Idade” muito diferente, com uma cara totalmente diferente. Mas o símbolo que representa a faixa etária não mudou.

pictograma_idosoMax Petrucci, que fundou em 2006 uma agência de comunicação digital em São Paulo/SP chamada Garage IM, teve o seu trabalho escolhido para uma nova identificação gráfica. O pictograma mostra alguém que tem “mais” de 60, mas continua caminhando e não curvado sobre uma bengala. O Shopping Neumarkt abraçou a ideia já tem áreas de estacionamento destinadas aos idosos com o novo símbolo, sendo uma das primeiras do Brasil a adotá-lo.

Foto: Jadir de Amorim
Foto: Jadir de Amorim

Para comemorar o dia do Idoso (01 de outubro), a REVIVESCER Assessoria e Promoção Gerontológica, promoveu nos dias 29 e 30 de setembro o Evento 60+. As atividades aconteceram no período da tarde no espaço de eventos do Shopping Neumarkt. Aliás, quem passou por uma vaga de estacionamento para idosos.

Idoso 60mais (11)

Na terça-feira (29/09) idosos de instituições da cidade de Blumenau realizaram apresentações de dança, canto, instrumentos, musical, declamação, encenação, entre outros. No dia seguinte, foi a vez de Max Petrucci, falar em uma palestra sobre seu projeto “A nova cara da 3ª idade”. A Josiane Longhi esteve no local e entrevistou o profissional.

 

Max-Petrucci

OBlumenaunese: Como foi que surgiu a ideia de criar o movimento Nova Cara da Terceira Idade?

Nós Recebemos um briefing (descrição de um pedido em propaganda) de um banco atendido pela na nossa agência, que já trabalhava com pessoas que tinham mais de 60 anos. Mas nós não estávamos acostumados com esse segmento, aliás o Brasil de uma forma geral não está. Na hora ficamos um pouco chocados, pensando em como fazer isso.

Pesquisamos muito e nesse aprofundamento nos sentimos um pouco frustrados com o que significa envelhecer no Brasil. Foi aí que tivemos a ideia que acabou ficando um pouco maior do que o briefing do cliente. Priorizamos a sociedade em primeiro lugar, no sentido de colocar tudo o que nós poderíamos fazer para tentar mudar o significado de ser velho no Brasil através de um novo pictograma.

pictograma_idoso_03

E aí foi todo o processo de co-criação até chegarmos à essa proposta que foi desenvolvida junto com as pessoas. Chegamos em várias alternativas, chamamos técnicos para desenhar, depois fizemos uma pesquisa e ela foi escolhida.

Idoso 60mais (16)

OBlumenauense: Quais são as principais ações que vocês pretendem desenvolver a partir desse movimento?

O movimento tem como prioridade número um chamar atenção do indivíduo, para que as pessoas parem para pensar sobre a questão do envelhecer, e como lidamos com isso. Aí eu acho que a propaganda tem uma contribuição muito legal, não só para vender produtos e serviços, mas nesse caso, gerar uma mudança de comportamento positiva.

Nós estamos ganhando cada vez mais adeptos e essa situação já tem um papel preponderante. Na medida do possível, queremos mudar o símbolo em todo país como já aconteceu no Shopping Neumarkt que foi pioneiro em Santa Catarina a utilizá-lo.  A partir desse processo de melhoria de consciência, já pensamos em outros formatos, outras empresas, para poder levar o movimento adiante.

 

Em 16 de dezembro de 2013, ele falou um pouco mais sobre o projeto no TEDxFloripa 2013

A campanha “A nova cara da terceira idade” nasceu em 2012 e pretendia mobilizar a sociedade para modificar o pictograma do idoso utilizado na identificação de serviços preferenciais junto à ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).  Para isso, ela usou o financiamento coletivo para criar um projeto e organizar uma grande coleta de ideias, que resultou em três opções de pictogramas diferentes para representar as pessoas mais velhas. 

pictograma_idoso_01

 

 

Idoso 60mais (1)

Idoso 60mais (3)

Idoso 60mais (5)

Idoso 60mais (6)

Idoso 60mais (7)

Idoso 60mais (13)

Idoso 60mais (14)

Idoso 60mais (9)

Idoso 60mais (8)

Idoso 60mais (10)

Idoso 60mais (12)

Idoso 60mais (4)