Cobertura: João Paulo Taumaturgo
O Rotaract Blumenau Munique está realizando a 3° edição do e-lançamento que nesse ano acontece no SENAC de Blumenau, localizado na Avenida Brasil, bairro Ponta Aguda. Faz parte do evento, um torneio de bocha com celulares velhos e estragados, com o objetivo de estimular a doação de lixo eletrônico.
Todo ano esse projeto é feito em uma universidade diferente. A primeira vez aconteceu na Uniasselvi, depois na Furb e agora está acontecendo no estacionamento do Senac. Para se inscrever no torneio, é necessário doar um quilo de qualquer lixo eletrônico (exceto pilhas e lâmpadas).
Ganham prêmios quem fizer a maior doação ou tiver a melhor pontuação ao lançar o celular no alvo. Uma empresa especializada na logística reversa de lixo eletrônico irá dar o destino certo ao material.
O João Paulo Taumaturgo passou lá por volta das 18h10min e conversou com a coordenadora desta edição do e-lançamento, Stephanie Barbosa, que faz parte do Rotaract Blumenau Munique.
OBlumenauense: Porque a escolha do SENAC e qual o principal objetivo do projeto?
Stephanie Barbosa: A escolha do Senac se deu em função da disponibilidade em relação ao projeto do e-lançamento. A divulgação da campanha foi através de entrevistas em jornais, Facebook e a divulgação dentro do Senac. A ideia do evento é conscientizar a comunidade de Blumenau para o descarte correto do lixo eletrônico que tem um gás tóxico, que ao ser jogado junto com o lixo comum, começa a degradar e liberar o gás, poluindo o meio ambiente.
Como muitas pessoas também jogam no solo, acaba contaminando o subsolo, atingindo a água, que mais tarde chega às nossas casas. Por mais que ela seja filtrada, alguma coisa passa, e no caso do zinco e mercúrio, são considerados altamente tóxicos.
OBlumenauense: Você têm uma ideia da quantidade de lixo que já recolheram até agora?
Stephanie Barbosa: Eu participei desde a edição passada onde foram recolhidos 800 Kg de lixo eletrônico. Para esse ano ainda não temos dados finalizados, mas um caminhão já recolheu parte do arrecadado e estimo que chegue ao dobro do ano passado.