Ultramaratonista aquática Sandra Koch enfrenta desafio de 36 km entre Porto Belo e Itajaí

Atleta de Blumenau vai enfrentar um percurso que passa por quatro municípios e 16 praias. A largada está marcada para às 4h deste domingo (19/05).

Ultramaratonista aquática Sandra Koch | Foto: divulgação

No próximo domingo (19/05/24), a ultramaratonista aquática Sandra Koch, de Blumenau, enfrentará seu maior desafio: nadar 36 km entre Porto Belo e Itajaí, percorrendo a Costa Verde e Mar. A largada está marcada para às 4h na praia do Araçá, em Porto Belo, com previsão de chegada na praia de Cabeçudas (Itajaí) entre o meio-dia e 14 horas.

A prova, homologada pela Federação Aquática de Santa Catarina (FASC), será realizada sob condições favoráveis, com previsão de vento sul e temperatura da água em torno de 21°C. O veleiro Eco, da UFSC, acompanhará Sandra com motores elétricos, garantindo um mínimo impacto ambiental. A Euro Ambiental certificará o evento como Lixo Zero, e a empresa Soluções Sustentáveis coletará amostras de água para análise de microplásticos.

Foto: divulgação

Aos 49 anos, Sandra Koch possui um currículo impressionante em Natação de Águas Abertas, incluindo o recorde do desafio Ilha do Arvoredo (25 km em 2018) e a prova Amazon Challenge (30 km em 2023). O desafio deste domingo exigirá nado contínuo de até 14 horas, respeitando as regras da World Aquatics para Águas Abertas, sem contato físico com embarcações ou boias.

O trajeto de 36 km abrange quatro municípios e 16 praias, destacando-se entre elas Araçá, Perequê, Meia Praia, Itapema, Praia Grossa, Ilhota, Estaleirinho, Estaleiro, Pinho, Taquaras, Laranjeiras, Balneário Camboriú, Buraco, Amores, Brava e Cabeçudas. Sandra iniciou sua preparação no ano passado, somando cinco meses de treino intensivo após a tentativa frustrada de nadar 36 km do Leme ao Pontal, no Rio de Janeiro, devido a baixas temperaturas.

Para Sandra, esta ultramaratona representa não só um desafio esportivo, mas também um compromisso com a sustentabilidade. “Não é apenas superação pessoal ou pelo esporte, mas uma contribuição ao meio ambiente marinho tão importante pra vida de todos nós”, destaca a atleta.

A ultramaratona Costa Verde e Mar visa sensibilizar sobre a balneabilidade do litoral catarinense e a necessidade de reduzir a geração de lixo e emissões de CO². O projeto une a experiência de Sandra como atleta e sua formação em Engenharia Florestal e Ambiental, reunindo empresas, pesquisadores e a Universidade Federal de SC em prol da sustentabilidade, conforme os objetivos da Agenda 2030 da ONU e princípios de ESG (Environment, Social & Governance).

Apoiadores:

AABB (Clube apoiador), Kirilos (Técnico), Nádia Venturi (Nutricionista Esportiva), Fitre (Fisioterapeuta Adriana Einloft), Dermaestética (farmácia de manipulação), Neupresse (assessoria de imprensa), Federação Aquática de SC (homologação do nado), Soluções Sustentáveis (medição de microplásticos) e UFSC com o Veleiro Eco (acompanhamento do nado)

Patrocinadores: Euro Ambiental, Aquon, RV Construtora e Rovitex.