Por Claus Jensen, com fotos de Marlise Cardoso Jensen
Esta sexta-feira (23/02/18) está sendo bem movimentada no Parque Vila Germânica. A data é o prazo máximo para a chegada das 25 mil amostras (garrafas) dos 2.856 rótulos inscritos para o Concurso Brasileiro de Cervejas, que começa no próximo sábado (3/3).
Das 679 cervejarias inscritas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) 70% inscreveram rótulos no concurso deste ano. São 475 cervejarias que apostaram no 2º maior concurso do gênero no mundo, 41% a mais do que no ano passado, quando eram 332.
O Rio Grande do Sul é o estado com o maior número de rótulos inscritos: 682. Santa Catarina fica em segundo lugar (592), seguido por São Paulo (541), Paraná (328), Minas Gerais (268), Rio de Janeiro (259), Goiás (36), Pernambuco (35), Distrito Federal (29), Mato Grosso do Sul (16), Espírito Santo (15), Mato Grosso (15), Alagoas (13), Ceará (11), Pará (10), Bahia (5), Amazonas (2) e Rio Grande do Norte (2).
Segundo o Guilherme Benno Guenther, diretor administrativo e financeiro do Parque Vila Germânica, “É uma grande logística para acondicionar acondicionar as garrafas nas câmaras frias. À medida que os 86 jurados iniciarem o trabalho, elas serão despachadas para fazerem as avaliações. O crescimento do festival nesse ano foi extraordinário e consolida-se como segundo maior do mundo, perdendo apenas para o World Beer Cup, que acontece no mês maio no Estados Unidos. Durante esses dias, Blumenau vai ser de fato a capital mundial da cerveja”.
Nesta edição, foram convidados 38 juízes internacionais, vindos de 18 países, como África do Sul, Alemanha, Argentina, Bélgica, Chile, China, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Grécia, Holanda, Inglaterra, Islândia, Itália, Lituânia, México, Peru e Suécia. Do Brasil, são 44 renomados profissionais.
Eles recebem as amostras em mesas dispostas no pavilhão Eisenbahn Biergarten, onde degustam e registram a avaliação. Neste ano, em vez de papel, essas informações serão registradas em um tablet, uma novidade desta edição. “Serão 148 estilos diferentes que estarão sendo julgados,desde a comercial que já é vendida, quanto as experimentais, que ainda irão ao mercado”, lembra Guenther.
Em 2018 não houve cobrança de taxa para inscrição para o The Best of Show, o que pode ter colaborado no aumento da participação. Cada cervejaria pode escolher 5 de suas cervejas para concorrer ao prêmio.
Outro detalhe que chamou na edição de 2018 é a participação feminina. O cenário cervejeiro, antes dominado pelos homens, vê crescer o número de mulheres engajadas em produzir, fomentar, gerir e participar das mais diferentes atividades que movimentam o setor.
Guenther lembra que os principais especialistas brasileiros da cerveja estarão em Blumenau. Não só para o concurso e festival, mas para a Feira Brasileira da Cerveja, que já é maior da América Latina, onde serão expostos equipamentos e insumos do mercado cervejeiro.