Os profissionais que atuam nos dois Centros de Atendimento aos Turistas (CAT) e no Museu da Cerveja de Blumenau estão entrevistando os visitantes que chegam à cidade. A iniciativa é da Secretaria de Turismo e o objetivo é mapear qual o perfil de público para desenvolver as ações futuras de promoção. No Museu, que entre os pontos é que mais recebe turistas, a meta é coletar 400 entrevistas por mês.
Conforme explica a gerente de Promoção e Planejamento da Secretaria de Turismo, Sandra Cristina Nienow, esse questionário visa conhecer o perfil do turista, bem como seu propósito de viagem. “Dessa forma iremos criar diferentes estratégias de divulgação dos nossos eventos e atrativos e também desenvolver ações para melhorar os pontos fracos que podem ser citados durante a pesquisa”, conta.
O questionário possui perguntas objetivas e descritivas, desde as mais simples até as direcionadas, como por exemplo, forma de viagem, organização, motivação, tempo de permanência em Blumenau, preferências na cidade, meio de transporte e hospedagem.
Esta é uma das primeiras ações do Plano Municipal de Turismo, em vigor desde abril. A iniciativa está inserida na Câmara de Monitoramento de Indicadores (Observatório), umas das quatro câmaras temáticas descritas no documento. As outras são Promoção e Divulgação, Qualificação da Infraestrutura e Serviços e Estruturação de Produtos.
Com informações e foto de Felipe Rodrigues, do Parque Vila Germânica