Troca de equipamento deve normalizar o abastecimento de água em Blumenau

A peça foi substituída na tarde desta segunda-feira (30/01) e a ETA II voltou a trabalhar com 100% da sua capacidade de captação de água bruta.

Muitas pessoas enfrentam esse janeiro com falta de água em Blumenau. O problema começou por causa das chuvas o que causou aumento expressivo da turbidez na água captada do Rio Itajaí-Açu e depois problemas no equipamento do SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto).

Nesta segunda-feira (30/01/23) foi realizada a troca do flutuante utilizado na captação da água bruta que apresentou problemas mecânicos na sexta-feira (27). O equipamento reserva colocado na madrugada de sábado (28) também registrou problemas em uma das peças.

Para realizar o reparo, foi acionado o fornecedor que fica em Jaraguá do Sul. Mas por ser uma peça específica, a empresa precisou buscá-la em Curitiba (PR) ontem (30). Segundo o SAMAE, após a instalação da peça no período da tarde, a ETA II voltou a trabalhar com 100% da sua capacidade de captação de água bruta.

A previsão é reabastecer totalmente todas as regiões com problemas de intermitência de água até amanhã, dia 1º de fevereiro. O flutuante é o principal equipamento utilizado nos rios que possam apresentar grandes variações de níveis para a captação de água bruta.

Permanece a orientação para que a população evite o desperdício de água. O uso consciente contribui para que todas as famílias possam ter água potável em suas casas. Problemas, dúvidas ou sugestões podem ser esclarecidas em um dos nossos canais de atendimento listados abaixo:

Manutenção: atendimento 24h pelo Tele 115 e (47) 99997-1621 (somente para mensagens).

Ouvidoria: atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O número do WhatsApp (47) 9997-6915 (somente para mensagens) funciona das 8h às 22h.