Na manhã desta terça-feira (26/04/22) o Sindilojas Blumenau e o Sebrae Santa Catarina, com apoio do Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau e da Prefeitura de Blumenau, lançaram o projeto “Trilhas do Patrimônio”, em um evento que contou com a presença de autoridades no Restaurante Thapyoka, no Centro.
O projeto
Basicamente, o projeto busca difundir a experiência histórica e cultural do Centro de Blumenau e seus atrativos, consolidando sua marca e criando oportunidades para novos negócios. E do intenso processo de estudo e mapeamento da região, surgiu uma nova marca, um roteiro turístico autoguiado, que as pessoas podem baixar em dispositivos móveis e utilizar durante a visita a Blumenau, e a confirmação da vinda de um evento internacional de arquitetura.
“A valorização do Centro Histórico e dos seus patrimônios é também uma forma de manter as tradições dos colonizadores e ser usada como um mote para agregar valor aos empreendimentos ali instalados”, disse o presidente do Sindilojas Blumenau, Emílio Rossmark Schramm.
Marca “Trilhas do Patrimônio”
O Sebrae ficou a cargo do desenvolvimento da marca “Trilhas do Patrimônio”. Baseada nas cores e formas das construções do Centro Histórico, a marca será utilizada em materiais de divulgação físicos e digitais.
Roteiro autoguiado
A “Trilha” do Centro Histórico traça um roteiro que pode ser feito a pé pelas principais ruas do Centro Histórico de Blumenau. Nele as pessoas poderão ter uma experiência autêntica, conhecendo a história dos patrimônios da cidade.
O roteiro leva em conta 56 imóveis, como a Casa Garni, Casa Schrader, o antigo Cine Busch e a Ótica Husadel. A pesquisa foi coordenada pela historiadora e professora Sueli Petry, diretora do Patrimônio Histórico de Blumenau. .
Seminário Internacional de Arquitetura
Durante o evento o presidente do Sindilojas Blumenau ainda anunciou oficialmente a vinda de um Seminário Internacional de Arquitetura para Blumenau. O evento está programado para acontecer em 2023 e contará com convidados de diversos países. Mais informações serão divulgadas em breve.
O projeto “Trilhas do Patrimônio” ainda deve ser abraçado pela prefeitura de Blumenau, com a criação de sinalização pública e iniciativas de fomento ao turismo, aos negócios e à riqueza cultural da cidade.
Todos os materiais de divulgação ficarão disponíveis em breve no site do Sindilojas Blumenau.
Os seguintes locais farão parte do roteiro
- Praça Hercílio Luz
- Rua das Palmeiras
- Arquivo Histórico
- Casa Gaertner
- Horto Botânico Edith Gaertner
- Antigo Hotel Oliveira
- Casa Garni
- Casa Breves Filho
- Casa Gustav Salinger
- Casa Schrader
- Casa Jansen
- Museu de Hábitos e Costumes
- Antiga Casa Sachtleben
- Museu de Arte de Blumenau
- Mausoléu Dr. Blumenau
- Grande Hotel
- Antigo Cine Bush
- Antigo Correios e Telégrafos
- Antiga Maternidade Johannastift
- Antiga Casa Meyer
- Galeria Busch
- Casa do Torreão
- Antiga Loja Germânia
- Casa Lippel
- Casa Vetterle
- Antiga Casa Peiter
- Antiga Casa das Louças
- Ótica Husadel
- Antiga Sede Der Urwaldsbote
- Antiga Alfaiataria Max Becker
- Antiga Casa Borba
- Catedral São Paulo Apóstolo
- Colégio Santo Antônio
- Antiga Relojoaria Suíça
- Castelinho da Moellmann
- Casa Moellmann
- Casa Flesh
- Casa Rabe
- Casa da Família Rabe
- Teatro Carlos Gomes
- Casa Baumgarten
- Antiga Lojas Renner
- Casa Mendel
- Casa XV, 1392
- Casa Benthein
- Casa XV, 1414
- Antiga Padaria Greuel
- Casa XV, 1436
- Edifício Regina
- Antiga Padaria Schmidt
- Casa Kaestner
- Casa Wily Sievert
- Prefeitura de Blumenau
- Ponte de Ferro