No mês de conscientização à Prematuridade, uma cesariana mobilizou diversos setores do Hospital Santo Antônio de Blumenau na manhã de sexta-feira (24/11/22). Foi o nascimento de trigêmeos depois de dois anos em que fato semelhante ocorreu na unidade.
A mãe de Miguel, Moisés e Matheus é Lucineia Pastuchenko Zaps, de 33 anos, moradora do bairro Salto do Norte, em Blumenau. Ela estava sendo acompanhada pelo ambulatório de gestação de alto risco da instituição.
“Para receber os pequenos, além de toda a estrutura montada na sala cirúrgica do Centro Obstetríco, a UTI neonatal precisava estar com leitos disponíveis e preparada para receber os pequenos pacientes,
destaca a médica Livia Ferraz dos Santos. Os casos são raros, pois trata-se de uma gestação com duas placentas (di coriônica) e três bolsas (tri aminiótica) destaca o médico Boris Mareno Villarroel.
No total, 16 profissionais de saúde se envolveram no nascimento dos trigêmeos. Foram desde um anestesista, dois ginecologistas e obstetras, três pediatras, três residentes da ginecologia e obstetrícia, dois residentes da pediatria e um residente da neonatologia, além de enfermeiros obstetras, neonatologistas e a equipe assistencial do Centro Obstétrico.
A cesariana ocorreu de forma tranquila e programada para garantir a segurança de todo o processo. A mãe está se recuperando do pós-parto no Centro Obstétrico e os bebês estão na UTI neonatal estáveis e com boa evolução.
Lucineia já é mãe de Amanda, de 10 anos, tentava engravidar de mais um filho. Imaginem a surpresa ao descobrir que viriam três de uma vez só. “Eu lembro quando vi há dois anos o nascimento dos trigêmeos e imaginei a surpresa. O mundo realmente é surpreendente. Agora chegou a minha vez”, conta Lucineia.
* Com informações de Larissa Machado, da assessoria de comunicação do Hospital Santo Antônio.