Tremores de terra assustam moradores no interior e litoral de São Paulo

Confira magnitude do abalo sísmico registrado pelo Instituto de Sismologia da USP em uma das cidades. Em março já tinha ocorrido outro.

Foto: Edilson Almeida [Prefeitura de Peruíbe/SP]

Na manhã desta sexta-feira (16/06/23), um forte tremor foi sentido por moradores da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, e em cidades do Vale do Ribeira, no interior. Diversas localidades foram afetadas. O Instituto de Sismologia da USP registrou às 8h11 o abalo sísmico na região de Itariri com magnitude 3,9 na escala Richter.

A Defesa Civil de São Paulo confirmou a ocorrência dos dois abalos sísmicos. Apesar do susto, não foram registrados relatos de feridos ou danos materiais significativos até o momento. No entanto, as pessoas são orientadas a permanecerem atentas a novas informações e recomendações das autoridades locais.

Moradores de Itanhaém, Peruíbe, Miracatu e Registro relataram ter sentido os tremores. Uma moradora de Peruíbe disse que estava no quarto, quando sentiu tudo tremer. No celular dela e de seus filhos chegou um alerta do Google informando a situação.

Uma funcionária pública estava trabalhando em Itanhaém, quando percebeu um leve tremor na mesa e achou que que fosse algum caminhão mais pesado passando na rua. A mãe, que mora em Iguape, onde houve o tremor foi mais forte, ligou preocupada perguntando se tinha acontecido o mesmo na cidade da filha.

Os moradores ainda tentam entender a causa e possíveis consequências futuras, afinal não se sabe o impacto nas construções. As autoridades estão monitorando a situação e realizando os devidos levantamentos para avaliar a extensão dos danos.

Em março foram registrados pequenos tremores em Pirangi e também em Monte Alto, no noroeste paulista. As magnitudes não passaram de 2.3 na escala Richter, segundo o Instituto de Sismologia da USP.