Um pequeno terremoto assustou os moradores da região que compreende as cidades de Jaraguá do Sul, Guaramirim e Schroeder. Ele aconteceu na madrugada de segunda-feira (6); e segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), chegou a atingir 3,5 de magnitude.
Mas não se assuste, o professor e pesquisador George Sand de França, garantiu que a intensidade é considerada normal, fruto do movimento das placas, mas nem sempre pode ser sentido. Ele disse que eles duraram apenas três segundos. Mesmo assim, o fenômeno é considerado um terremoto.
Segundo o secretário da Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Marcelo Prochnow, o maior número de ligações vieram dos bairros Amizade, Vila Nova, João Pessoa e Rio Branco. Mas quem mais sentiu o tremor, foram os moradores da cidade de Guaramirim. Fato semelhante aconteceu em 2010, onde os tremores foram associados com acomodação do solo por causa das chuvas.
Em Joinville, um morador sentiu o tremor por volta das 4h30min desta terça-feira (7). Esperamos que o Brasil continue livre desta realidade, afinal não foram contabilizados prejuízos. Furacão já tivemos e o Chile, que fica em uma região propensa a terremotos, não está tão longe assim. Mas a princípio, nossa localização geográfica ainda nos favorece, já que estamos no meio de uma placa tectônica.
Fonte: Santa