Transporte por calhas suspensas e veículos leves sobre trilhos, como sugestões ao trânsito de Blumenau

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Fotos e entrevista: João Paulo Taumaturgo

Na manhã deste sábado (26), aconteceu a 13ª audiência pública sobre mobilidade urbana, sendo a quarta com eixo temático com o assunto transporte público. O evento aconteceu no Campus 2 da Furb, bairro Itoupava Seca.

Com cerca de 20 pessoas presentes, a abertura foi feita pelo Secretário de planejamento do município, Juliano Gonçalves. Ele destacou a importância da discussão sobre o Plano de Mobilidade, que terá impacto tanto no presente, quanto futuro no trânsito de Blumenau. Aliás, vale registrar a pouca participação do blumenauense nessa audiência pública, já que o assunto é de grande interesse da sociedade. Talvez faltou mais divulgação.

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Em seguida, tomou a palavra o diretor de Transportes do Seterb, Lairto Leite, que apresentou um diagnóstico do atual sistema de transporte coletivo municipal. Segundo Leite, no Sistema Integrado de Blumenau (SIB) circulam atualmente 258 ônibus por 280 ruas. São 4.278 viagens, que percorrem 54 mil quilômetros e transportam diariamente 110 mil passageiros. Falando sobre a redução do valor da passagem, ele comentou duas situações. Primeiro a gratuidade oferecida a determinadas categorias, que no final alguém acaba pagando. Depois um assunto que seria muito polêmico, mas poderia reduzir em R$ 0,50 o valor da passagem de ônibus: a retirada do cobrador.

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O músico Horácio Braun Júnior, de 43 anos, apresentou a sugestão de transporte VLT, Veículos Leves sobre trilhos. De acordo com a proposta, o trajeto contornaria a região central, ligando o Terminal da Fonte e a Itoupava Seca. Outra linha, atravessaria a Rua XV de Novembro e teria um objetivo mais turístico.

A arquiteta Heloisa Figueiredo Moura apresentou um Sistema de Transporte Urbano de Mobilidade Aérea. No Sitruma, os carros circulariam por calhas suspensas, que por serem altas, não seriam afetadas em caso de enchentes. Heloisa também sugeriu um anel viário central e a distribuição das linhas pelas regiões da cidade, em destaque aquelas que ligassem os nossos três principais hospitais.

João Paulo Taumaturgo esteve lá e conversou com o secretário de planejamento, Juliano Gonçalves:

OBlumenauense: Qual a sua visão sobre essas audiências públicas e principalmente a que envolve o transporte público?

Juliano Gonçalves: Foram 18 encontros discutindo a construção do plano de mobilidade urbana do município de Blumenau, com 13 audiência públicas. Nós também tivemos audiências temáticas, a primeira de acessibilidade e caminhabilidade. A outra tratou dos transportes não motorizados como o caminhar, andar a pé e o sistema cicloviário. Depois foi a vez da aeroviária, que foi muito importante para definir as questões ligadas ao aeroporto de Blumenau. Neste sábado (26) encerramos esse ciclo do plano de mobilidade com audiência temática, tratando do transporte coletivo, rodoviário, sobre trilhos e outros modais que foram apresentados.

OBlumenauense: Nós acompanhamos na apresentação da audiência pública, o veículo leve sobre trilhos. O Sr. acha que é muito grandioso sonhar com esse tipo de veículo para Blumenau?

De forma nenhuma. Nós precisamos estudar esse projeto, já que esse tipo de obra não é implementada do dia para a noite. É importante a ressaltar, que Blumenau precisa investir pelo menos no estudo e traçado de proposições com outros modais, para que a sociedade possa conjuntamente decidir pela sua viabilidade ou implementação. Não é obra para o governo só.

OBlumenauense: Como foi a participação da comunidade nessas audiências?

Juliano Gonçalves: Nós tivemos audiências com grandes participações. Nós procuramos flexibilizar os horários, para que fosse realizada durante a semana, sábado de manhã e a tarde. A população pode participar nas 8 regiões administrativas, desde a Vila Itoupava até o Grande Garcia. Foi uma ampla discussão da qual participaram mais de mil pessoas.

Agora nós teremos um período onde iremos sistematizar todas essas sugestões da comunidade, para depois apresentarmos uma nova rodada de audiências públicas, com as proposições, os diagnósticos e uma proposta do texto final com as principais diretrizes. Lembrando que, após as discussões do plano diretor do município em 2016, elas irão se integrar à esse plano setorial, já que é a lei maior que rege a matéria e o processo de desenvolvimento.

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http://jornaldesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2015/09/transporte-coletivo-de-blumenau-e-discutido-em-audiencia-publica-4857144.htmlC