A partir desta quinta-feira (29/06/23), inicia a fase educativa referente às infrações de trânsito captadas pelas 12 novas lombadas eletrônicas e dois radares recentemente instalados em Gaspar (SC). No dia 15 de julho, após passarem por uma verificação junto ao Inmetro, os equipamentos começarão a aplicar multas. Eles possuem uma tecnologia mais avançada do que os modelos atuais.
Segundo a Superintendência de Trânsito do município, a escolha dos pontos de lombadas eletrônicas (abaixo) foi baseada em um estudo técnico contratado pela Prefeitura. Foram levados em conta o número de acidentes, o potencial de risco, as características das vias, o fluxo de veículos e pedestres, entre outros aspectos.
As lombadas estão instaladas nas ruas Anfilóquio Nunes Pires (números 231, 2632 e 3726), Itajaí (números 222, 535 e 1377) e Dr. Nereu Ramos (número 632). Já os dois radares, que detectarão excesso de velocidade e ultrapassagens com o sinal vermelho, estão posicionados nas ruas Duque de Caxias e Antônio Conceição.
Até o final da primeira quinzena de julho, os motoristas que desrespeitarem os limites de velocidade, cruzarem a linha de retenção das faixas de pedestres ou ultrapassarem o sinal vermelho (dependendo do local) não serão penalizados. Isso se tiverem a sorte de não ter um agente de trânsito próximo, afinal é função dele notificar os infratores.
Segundo a prefeitura, Gaspar vem passando por uma renovação nos pontos de fiscalização de velocidade do município desde 2022. Em um prazo de até 90 dias, a empresa Telmesh Tecnologia e Sistemas, responsável pelo projeto, concluirá a instalação de 30 novos pontos de monitoramento em toda a cidade.
A empresa ficará responsável pela locação, implantação, manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos de fiscalização automática de trânsito, além de fornecer o sistema de processamento das infrações cometidas.
Dentro de 60 dias, ocorrerá a expansão do monitoramento para 20 faixas de lombadas eletrônicas com reconhecimento óptico de caracteres (OCR), quatro equipamentos de fiscalização de semáforos e velocidade (radar múltiplo), além de oito equipamentos fixos de leitura automática de placas (OCR Fixo). A conclusão das instalações está prevista para até 90 dias, totalizando 26 pontos de lombadas eletrônicas com OCR, quatro semáforos e 12 equipamentos de leitura automática de placas.