A população do Chile passou por momentos de muita tensão na noite desta quarta-feira (16), depois que um terremoto de 8,4° na escala Richter, atingiu Santiago e as regiões central e sul do país. Instrumentos do Serviço Sismológico da Universidade do Chile, apontaram que o epicentro aconteceu a 11 km de profundidade, próximo à cidade litorânea de Canela Baja, localizada a 293 km ao norte da capital chilena. Segundo o órgão, ele foi registrado por volta das 19h55min (mesmo horário de Brasília), mas logo depois aconteceram outros dois tremores menores na mesma região, com escalas de 6,2° e 6,4°.
Além das regiões citadas, outras também foram atingidas pelos tremores, como Valparaíso, Atacama, Maule e Bío-Bio. Na Argentina, os abalos foram sentidos nas províncias San Juan, La Rioja, Catamarca e Mendoza, onde o aeroporto foi fechado.
O terremoto acabou gerando ondas de até 4,5m, fazendo com que os moradores da área costeira fossem evacuados de suas casas até que a situação esteja segura. A tarefa ficou a cargo do Escritório Oficial de Emergência (Onemi) e dos Carabineiros, como é chamada a polícia militar chilena.
Ainda não é oficial, mas há a suspeita de que uma mulher tenha morrido em Illapel, depois que um muro caiu sobre um restaurante, atingindo a vítima. A informação foi divulgada no site La Tercera.